AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 6 de junho de 2010

Crônica: Paulo Roberto Guimarães Moreira

 AVATAR
Pessoas com deficiência começam a ser protagonistas e não mais apenas coadjuvantes
Paulo Roberto Guimarães Moreira *

Vi num programa da Oprah Winfrey que entrevistava pessoas com deficiência, que as pessoas com deficiência, muitas vezes, parecem invisíveis. Assim como, garis, serventes, pobres, em geral, pessoas que se julgam superiores, muitas vezes, não enxergam as pessoas com deficiência. Mas, felizmente, o panorama social está mudando.
Eu estava me preparando, novamente, para escrever um artigo sobre o filme AVATAR”, que assisti cinco vezes, para ser um anexo de um artigo científico, que escrevi como trabalho de fim de curso da pós-graduação em Gestão Estratégica das Organizações Públicas. Esse trabalho será continuado agora na disciplina Iniciação à Ciência, do curso de Direito que faço no UniCEUB, intitulado: “Avanços na Legislação referente às Pessoas com Deficiência: O Decreto Lei 186 de 2008. Mas fui atropelado pelo casamento da Luciana com o Miguel, na novela “Viver a Vida”, da Rede globo de Televisão. Todo mundo quer que eu assista essa novela e a Joelma, minha empregada, me implorou para eu colocar a TV na TV Globo, para que pudesse ver o fim do capítulo. Eu estava ouvindo a crise na economia mundial por causa da crise grega. Tenho uns trocados na bolsa de valores e quero aproveitar a baixa para comprar outros trocados. Mas agradeci a Joelma. Que casamento lindo! Eu casei assim também e vivi o que esse casal está vivendo. Fui muito discriminado e ainda sou. Aquilo que não me mata me fortalece. Continuo, enquanto isso, pensando aquilo que o Campos da Paz falou: “As pessoas com deficiência têm a sorte de fazerem uma seleção natural, não casam com pessoas medíocres, porque essas não se casam com as pessoas com deficiência”. Sequer namoram. Obrigado meu Deus. Que a minha alma gema, mas que não seja com mulheres medíocres.
Mas, quanto ao filme AVATAR, tenho muito o que dizer. É uma ode à ecologia. Mas é uma ode às pessoas com deficiência também. Aliás, uma coisa não está separada da outra. Como disse Hegel: “É impossível ser feliz cercado de infelicidade”. Não poderemos ter uma sociedade boa e ecológica se houver descriminados ou segregados. Cameron colocou um paraplégico como protagonista do filme assim como a Luciana é a protagonista da novela da Rede Globo. Não dá mais para se esconder o valor de pessoas que enfrentam todos os problemas das pessoas ditas normais e mais ainda a segregação o apartamento social. Essas pessoas são fortes e têm suas contribuições a dar. O Decreto Lei 186 de 2008 ratificou a Convenção Internacional da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiências. Um desses direitos é o direito a uma carreira profissional. E por que não, também, a carreira militar. Meu artigo científico trata disso. Numa festa das promoções dos oficiais da Aeronáutica conversei com o Comandante Sato da Aeronáutica e com a esposa do Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre esse projeto. Ela me pareceu mais interessada que ele. Conversei também com dois colegas meus da EPCAR – Escola Preparatória de cadetes do Ar, um já Tenente-Brigadeiro, último posto da Aeronáutica: o Tenente-Brigadeiro Pohlmann e com o Major-Brigadeiro Machado, cotado para assumir o Comando da Aeronáutica. Estão cientes dessa idéia e desse Artigo científico. Farei agora uma pesquisa também científica para ver se a população brasileira legitimaria uma Lei nesse sentido.
Um dia, pela sexta vez, eu sairei de meu mundo e irei assistir Avatar. Quero que minha ajudante pessoal, a Fátima Camargo, assista também. Eu quero que o mundo todo assista e compreenda AVATAR. Porque como disse um amigo, AVATAR é aqui, Pandora é aqui. Ele é de Rondônia e assistiu pessoas devastarem a floresta amazônica só para ter o seu terreno. E como ele diz: “Tudo está ligado a tudo. Há uma Inteligência nos contatando”. Tudo repercute infinitamente. Jogue uma pedra no meio do lago e o lago todo será afetado. Muitas ondas vão se formar e atingir o lago todo. Erga os braços e tocará as estrelas. O bater das asas das borboletas aqui pode provocar terremoto em outro lugar. É a concepção holística que AVATAR nos mostra melhor que tudo! Amanhã sairei, mais uma vez de minha cadeira de rodas, de meu mundo cartesiano, preconceituoso, limitante, castrador e vou ao paraíso! Vou andar, correr, voar, ser o protagonista de um filme. Vou voltar aos meus 18 anos e continuar minha carreira militar. Vou encontrar minha cara metade em outro mundo. Num mundo espiritual, colorido, de ar puro, amoroso, onde há total integração de todos com a natureza. Um dia, lutarei, enfrentarei todas as feras, correrei, saltarei, mergulharei nas mais altas cachoeiras, voarei nas asas de grandes pássaros, em total sintonia com eles. Minha fé não deixará espaço a medos, dúvidas, vacilações. Se acaso me ferir a natureza tem um antídoto para cada veneno e um remédio para cada doença. Um dia serei inabalável. E o paraíso estará a salvo dos predadores amantes de mamon. E eu viverei num novo mundo governado por uma força inteligente que a tudo permeia, que a todos norteia, que a tudo semeia, que enche de energia tudo que nos rodeia. E que se chama Eywa: Deusa Eywa.
Brasília, 5 de junho de 2010
* Paulo Roberto Guimarães Moreira é paraplégico e descobriu, depois de um salutar sofrimento, que a vida espiritual é superior a todos os títulos e a todas as riquezas e glórias materiais passageiras.