AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 17 de junho de 2010

SIBUTRAMINA: Proibida na Europa 
e sob Restrição nos EUA.





A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, alerta para os profissionais de saúde sobre o uso de sibutramina no Brasil, a medicação é usada para auxiliar o emagrecimento. A realização do estudo SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcomes), que avaliou 10 mil pacientes durante seis anos, demonstrou aumento do risco cardiovascular nos pacientes tratados com a substância.

O estudo SCOUT indicou que o risco de desenvolver enfermidades cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e parada cardíaca, aumenta em 16% nos pacientes que utilizaram o medicamento.

A partir da análise do estudo, a Anvisa recomenda a contra-indicação do uso de medicamentos à base de sibutramina para pacientes com perfil semelhante aos incluídos no estudo SCOUT:

Pacientes que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardíacas e cerebrovasculares.

Pacientes que apresentem Diabetes Mellitus tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
"Os riscos que este medicamento provoca são bem maiores do que seus benefícios", anunciou a agência européia em comunicado no qual pede que os médicos parem de receitar a sibutramina, que é vendida com os nomes Plenty, Sibus, Vaslip, Biomag, Reductil, Reduxade, Zelium e Meridia. A sibutramina foi criada como antidepressivo nos anos 1980 e há cerca de dez anos teve seu uso liberado para emagrecer.

A Anvisa, por meio da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) fará nova avaliação do estudo. Essa avaliação poderá levar a Agência a determinar a proibição do medicamento com na Europa ou a severas restrições como nos EUA.

O estudo SCOUT foi a base para recentes tomadas de decisão das agências regulatórias da União Europeia (EMA – European Medicine Agency) e dos Estados Unidos (FDA - Food and Drug Administration).

O Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da EMA recomendou a suspensão da autorização de comercialização para o medicamento para todos os países.



Fontes consultadas:

ANVISA E JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO 

Colaboração: PILATES PLUS
http://p2pilatesplus.blogspot.com/