AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 5 de junho de 2010

Reabertura do Balneário de Caxambu

Balneário reabre em Caxambu


De acordo com a assessora administrativa do Parque das Águas, Giselen Maciel, todo o trabalho exigiu muita dedicação e cuidados, já que o maior objetivo era a preservação dos traços arquitetônicos da construção original que está completando 100 anos.

“Havia muita tinta sobre tinta que teve de ser retirada, num trabalho minucioso que levou tempo e paciência. A proposta não era de uma reforma, mas de restauro de uma obra valiosa para nós. O balneário foi um marco na história de Caxambu e continua ser o nosso prédio mais importante”, ressalta Giselen.

Para atender, no entanto, às exigências dos clientes atuais, houve a necessidade de adequações e inovações. “Hoje temos técnicas muito mais modernas de banhos, massagens, tratamentos vários e tínhamos de proporcionar isso ao visitante que busca por este tipo de serviço”, reconhece.

Das antigas banheiras que serviam aos banhos hidroterápicos, tanto da ala feminina quanto da masculina, restaram apenas uma em cada local, destinadas aos banhos em que as águas têm o enxofre na composição.  “São banheiras europeias, especiais para este tipo de água”, esclarece Giselen. Além destas banheiras antigas, em cada ala, outras sete unidade novinhas estão à disposição dos novos frequentadores do local, que passou a abrigar também um SPA.

Novas instalações hidráulicas

As obras incluíram novas instalações hidráulicas e elétricas. Também foram recuperados antigos vitrais, pinturas e a decoração do hall principal do balneário, além de toda a mobília, pisos e azulejos.

O balneário agora tem uma piscina coletiva de hidromassagem que comporta até 32 pessoas, com rampa para cadeirantes. As banheiras são abastecidas com água das fontes Mayrink e Venâncio, que contêm propriedades indicadas ao tratamento da pele e ajudam a combater o estresse e a promover o relaxamento.

Amplo cardápio de banhos

Entre os banhos oferecidos estão os sulfurosos, banho turco (indicado para desintoxicar o organismo) e as duchas Vichi, circular e escocesa. O cardápio de massagens também é amplo, incluindo uma série de opções das milenares técnicas orientais, reflexologia, drenagem linfática e massagem sueca.

O local oferece ainda vários serviços de esteticistas, como as limpezas de pele e outros. Para quem pensa que tudo isso é divino, mas deve custar uma fortuna, vale conferir as tabelas de preços e serviços afixadas logo na entrada do balneário. Um limpeza de pele com toda a assistência dos profissionais e as técnicas que agregam o poder das águas medicinais das fontes, por exemplo, custa R$ 60, e os banhos hidroterápicos são oferecidos a partir de R$ 15.

“Nossos serviços estão ao alcance da grande maioria das pessoas”, assegura. Se somam ao poder das águas, as instalações agora modernas, a gama de serviços oferecidos e o quadro de profissionais qualificados, como massagistas, esteticistas, termalistas, enfermeira, que trabalham sobre a supervisão do administrador exclusivo do balneário, o massoterapeuta Celso Amil, especialista em tratamentos com águas minerais. “A proposta é retomar as atividades oferecendo tudo de bom que já oferecíamos e outras várias opções a mais”, diz.

A notícia agradou velhos clientes que já sentiam falta dos serviços oferecidos pelo balneário. Jandira Francisquini Negretti, 61 anos, da cidade de Varginha, conta que sempre vai a Caxambu e gosta de tomar banhos no balneário. “É um prédio maravilhosos e as águas são revigorantes. Saio de lá outra pessoa. Estava muito triste aquele lugar fechado. O balneário é uma parte fundamental da paisagem do Parque das Águas. Que bom que ele está de novo de portas abertas”, diz.

Depois de um belo banho e sessões de massagens, a pedida para complementar essa sensação de relaxamento e prazer pode ser calmas caminhadas pelas alamedas do parque. Elas possuem 210 mil metros quadrados e 12 fontes de águas minerais cuja beleza da arquitetura compõem o conjunto de construções históricas que integram o complexo.

Se bater o cansaço, vale sentar-se para contemplar a beleza do lago e o ir e vir dos pedalinhos com crianças a bordo, entretidas com os patos e cisnes que completam a paisagem. Tantas peculiaridades explicam porque Caxambu atrai mais de 500 mil turistas a cada ano e se mantém como uma das Estâncias turísticas mais charmosas de Minas Gerais.

Fonte:
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/balneario-reabre-em-caxambu-1.126537