AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FOLIA DE REIS EM CAXAMBU, SUL DE MINAS GERAIS

Por Esther Lucio Bittencourt



A Folia de Reis do seu Anésio sai pela 39ª vez da Igreja do Caxambu Velho acompanhando a Virgem Maria, São José e os três Reis Magos, Melchior, Baltasar e Gaspar, que ficarão expostos durante a noite no presépio vivo. É um auto de Natal que se comemora em seis de janeiro, dia da chegada dos Reis Magos ao local onde nasceu o Menino Jesus, mas que este ano caiu durante a semana. Portanto, a festa ficou para hoje, domingo, dia 9 de janeiro para que o povo possa participar.

Desde a madrugada de 25 de dezembro as companhias de Folia de Reis de Caxambu estão pelas ruas. Os que tem camisa amarela são do Caxambu Velho, de seu Anésio; de camisa azul, são do bairro do Bosque. Na igreja do Caxambu Velho os Reis Magos, Virgem Maria e São José vestem suas roupas enquanto, do lado de fora, o burrico que os levará ao presépio espera paciente.


O Grupo de Folia de Reis porta o estandarte, decorado com figuras alusivas ao nascimento do menino Jesus e é seguido pelo Bastião, geralmente vestido de palhaço que alegra com piruetas a população.


  Apresentação de foliões no calçadão de Caxambu


Eles vem de longe, ou seja, caminham de um determinado ponto até a Igreja onde cantam. 



É um festejo de origem portuguesa do século XVII e foi introduzida no Brasil no século XVIII onde ganhou caráter religioso. São usados para acompanhar os cantos o violão, a sanfona, o reco-reco, o chocalho, 0 pandeiro, o triângulo e o cavaquinho.

Durante a caminhada da Bandeira, que é como descrevem o estandarte que carregam, eles cantam. 

Não se consegue entender o que falam entre o ruído do povo, do parque de diversões montado por algum político, visando as próximas eleições e dispersando o caráter de cultura popular que deve ser conservado, pois faz parte de nossa identidade cultural.

Esta é uma das trovas que são cantadas pelos foliões:

Deus o sarve a luz do dia
Deus o sarve a claridade
Deus o sarve as três pessoa
Da Santíssima Trindade

Imagens da festa:



















http://www.primeirafonte.blogspot.com/