AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 5 de março de 2012

IMPRENSA DA EMATER-MG FAZ COBERTURA DE CAXAMBU

  As matérias vão ao ar pelo Programa MINAS RURAL exibido pela REDE MINAS, TV HORIZONTE, TERRA VIVA, PORTAL DA EMATER-MG, E WEBTV (internet).




USO DO LEITE AZEDO COMO FITOPROTETOR AGROECOLÓGICO DAS CULTURAS AGRÍCOLAS
No período chuvoso um dos maiores desafios dos agricultores é o controle de doenças fungícas, que aumentam proporcionalmente com o aumento da umidade. Geralmente são utilizados agrotóxicos para o controle das doenças fungicas, o que acarreta em riscos de intoxicação dos trabalhadores rurais, contaminação dos alimentos e do meio ambiente. 
A pulverização semanal da solução de água com leite azedo a 5% esta controlando as doenças fungicas sem o emprego de agrotóxicos, que além de produzir alimentos sem resíduos de venenos está reduzindo o custo de produção. A solução de água e leite azedo também protegendo as folhas das culturas dos efeitos nocivos do sol.
   

O APROVEITAMENTO DAS CINZAS DE FOGÃO Ã LENHA COMO VALIOSO INSUMO AGROECOLÓGICO
As cinzas de fogão são subprodutos provenientes da atividade agroindustrial, e da queima de lenha de uso doméstico pelas famílias rurais. Ainda muito pouco utilizadas na agropecuária, as cinzas são excelentes fontes naturais de cálcio, magnésio, fósforo e de micronutrientes essenciais, como cobre, zinco, ferro e boro. As cinzas têm efeito alcalinizante de solo, e pode substituir o emprego do calcário como corretivo de solo.
As cinzas são valiosos insumos agroecológicos, principalmente por ser facilmente obtidas, e sem qualquer custo econômico e operacional ao produtor rural.
O ideal é fazer a recomendação d quantidade de cinzas com os resultados da Analise Química do solo. A EMATER-MG recomenda a mistura de 200 gramas de cinzas por metro quadrado, o que corresponde a 2 toneladas por hectare.
Atenção as cinzas apresentam alta alcalinidade, o uso excessivo pode provocar a queima de raízes, e até a morte das plantas..

INCREMENTO DE PRODUTIVIDADE, PROTEÇÃO DO SOLO E PRESERVAÇÃO DE UMIDADE COM O EMPREGO DE PALHADAS
O uso de palhadas para a proteção do solo é uma das mais importantes práticas no incremento da qualidade e da produtividade de alimentos. Restos culturais, como materiais provenientes de capinas, roçadas e/ou as sobras de cocho dos animais, as palhadas são insumos importantes na proteção do solo, principalmente contra os extremos térmicos, preservando a umidade e promove o controle natural de plantas invasoras, além de evitar respingos de terra provenientes das chuvas e irrigação que arrastam fragmentos de solo  para os alimentos, afetando a qualidade dos alimentos.   
A palhada tem a grande vantagem de ser de fácil obtenção e por ser um subproduto não tem custos, e quando a palhada apodrece, e se mineraliza fornece nutrientes ao solo.

Os agricultores de Caxambu estão dotando estas tecnologias, que além de reduzir os custos de produção, evitam (os riscos de contaminação por agrotóxicos) dos trabalhadores rurais, dos alimentos e ao meio ambiente.


INCREMENTO TURISTICO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO REFLORESTAMENTO URBANO (HORTO MUNICIPAL DE CAXAMBU)

Caxambu é considerada a “maior concentração de águas minerais carbogasosas do mundo”, e reconhecidamente a mais tradicional estância hidromineral do Brasil.  A arborização exerce papel de vital importância na qualidade de vida dos centros urbanos, contribui na melhoria da qualidade do ar, além de valorizar a paisagem e no incremento do turismo. 
A Prefeitura Municipal de Caxambu em parceria com a EMATER-MG instalou o Horto municipal de Caxambu, dedicado a produção de mudas para arborização urbana e intervenções ambientais.
A EMATER-MG em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente participa dos trabalhos de arborização e reflorestamento urbano, orientando, identificando espécimes que ofereçam risco de acidentes, produção de mudas, e na recomposição florestal das áreas relevantes. 


Caxambu Emater-MG caxambu@emater.mg.gov.br