AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 19 de março de 2012

Família Levenhagen


A história dessa família nos leva a seu precursor, o Eminente Magistrado ANTÔNIO JOSÉ DE SOUZA LEVENHAGEN, reconhecido pela sua habilidade no ensino jurídico através de suas inúmeras obras conhecidas nacionalmente, Professor de Direito Civil e de Processo Civil na Faculdade de Direito de Varginha.
Tão grandiosa foi a importância do festejado processualista e civilista para o conhecimento da FADIVA, que o então Diretor dessa Casa de Ensino, o Professor Francisco Vani Bemfica, com o respaldo de todo Corpo Docente e da Fundação Educacional de Varginha, representada pelo seu Presidente, o Professor Morvan Aloysio Acayaba de Rezende, criou, em 2004, a “Comenda Professor Antônio José de Souza Levenhagen”, quando foram agraciados diversas personalidades ligadas à história da FADIVA.
 A honraria mencionada é outorgada de sete em sete anos, de forma que, no segundo semestre deste ano, será novamente outorgada a personalidades ainda a serem escolhidas.
Formaram-se na FADIVA filhos, sobrinhos, netos e genros do Professor Levenhagen, os quais carregam um pouco das lições de honestidade, dever cívico e, acima de tudo, de humanidade, apreendidas principalmente com o saudoso Professor Levenhagen e também os professores da FADIVA.
Dentre os seus familiares, destacamos, os filhos do mencionado professor, o Ministro Antônio José de Barros Levenhagen, atual Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, e o Desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagen.
O Ministro Barros Levenhagen atualmente tem 57 anos de idade, formou-se na FADIVA, foi aprovado em concursos de Promotor de Justiça e Juiz de Direito no Estado de Minas Gerais, foi professor das cadeiras de Direito Comercial, Direito Processual Civil e Direito do Trabalho da FADIVA, ingressou na Justiça do Trabalho em 1980 e nomeado Ministro do TST em 1999. Atualmente exerce o cargo de Corregedor da Justiça do Trabalho, Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho dentre outras nobres funções.
Recebeu inúmeras homenagens durante a sua vida, algumas alcançadas por poucos, como As Medalhas da Ordem do Mérito Judiciário nos graus Comendador e Grã-Cruz.
Mas, uma que chama mais a atenção, pelo reconhecimento de seu trabalho, pelos jurisdicionados, foi a que recebeu do Fórum Trabalhista de Taubaté, Estado de São Paulo, com seu nome, em 19 de maio de 2000.
Por sua vez, o Desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagen é também ex-aluno da FADIVA, formado em 1984. Exerceu, com brilhantismo, a advocacia por dois anos, aprovado em concurso público de Delegado de Polícia do Estado de Minas Gerais, e no concurso para o Ministério Público do mesmo Estado, tendo exercido as funções nas comarcas de Rio Preto e Lambari. Aprovado no concurso para a Magistratura em 1988, exerceu a sua função jurisdicional em Conceição do Rio Verde, Aiuruoca, Lavras e Belo Horizonte. Promovido a Desembargador em 18 de março de 2008, tendo exercido inúmeras funções de destaque ligadas ao direito.
Em razão de sua liderança, foi eleito por maioria absoluta dos votos de seus colegas de Magistratura para a presidência da Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS), quando resgatou a importância da instituição, saneou as finanças e deu passos largos para a criação de uma das mais sólidas instituições de representação de classe do País.
Avulta-se, ainda, no perfil moral e intelectual desses notáveis mineiros as lições de humildade e de senso de Justiça que herdaram do pai, Professor Levenhagen, e da mãe, dona Therezinha, que já partiram para o PARAÍSO.
São pessoas assim que dão ao Diretor, professores e funcionários da FADIVA a certeza de que estamos no caminho certo, atentos ao verdadeiro aprendizado, e que temos a necessidade de sempre procurar o melhor, para atingirmos a excelência do ensino, a fim de atender os anseios daqueles que também nos honram pela sua presença.
A FADIVA sente-se orgulhosa, envaidecida e grata, por ter a autorização das ilustres autoridades para levar ao conhecimento de seus alunos a sua alegria de, mesmo que por um pequeno momento, ter contribuído para a formação cultural de dois de seus consagrados ex-alunos.

Prof. Álvaro Vani Bemfica
Diretor da FADIVA



Fonte: Blog do Madeira 
http://www.blogdomadeira.com.br/educacao/familia-levenhagen/comment-page-1/#comment-174143