AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 27 de maio de 2012

Trem das Cachoeiras volta aos trilhos e integra circuito turístico mineiro

Maria-Fumaça, com capacidade para 140 pessoas, chegou em Rio Acima nesta sexta-feira e deve ser inaugurada em junho

Thais Mota - Do Hoje em Dia

Colocada sobre os trilhos nesta sexta, a locomotiva do Trem das Cachoeiras só circulará em julho

Após cinco anos de trabalho, mais uma Maria-Fumaça vai entrar nos trilhos em Minas Gerais. Com capacidade para transportar 140 pessoas, o Trem das Cachoeiras foi colocado nos trilhos nesta sexta-feira (18) e começa a circular em dois meses em Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Adquirida pela Prefeitura de Rio Acima, em parceria com o Centro de Referência Ambiental e Turístico (CRAT) do município, a locomotiva foi completamente restaurada. "A Maria Fumaça foi encontrada em 2007 em uma usina de açucar na Paraíba, puxando 30 vagões de cana por dia. Depois de dois anos de restauração ela chegou hoje à cidade", conta o diretor geral da CRAT, Flávio Iglesias.

A Maria-Fumaça será inaugurada em 30 de junho, mas só começa a funcionar a partir de 21 de julho, depois que todos os testes forem realizados. O Trem das Cachoeiras deve circular nos sábados, domingos e feriados. Ao todo serão sete viagens diárias. Já de terça à sexta-feira, a locomotiva será fechada para passeios escolares, com a previsão de duas viagens por dia.

Inicalmente, a Maria Fumaça deve percorrer um percuso de sete quilômetros saindo da Estação Ferroviária de Rio Acima, passando pelo Pontilhão de Aço e por uma cachoeira até o bairro Labareba, de onde retorna ao Centro da cidade. O trajeto acontece todo às margens do Rio das Velhas.

Mas existe um projeto, em parceria com a Prefeitura de Nova Lima, para ampliação do passeio até à cidade vizinha. Sem previsão para conclusão, a proposta prevê a restauração da estação de Honório Bicalho e a criação de um centro cultural no local, o que vai aumentar o percurso em 14 quilômetros.

Segundo a secretaria de Turismo em Nova Lima, Renata Couto, o projeto arquitetônico e o projeto de captação de recursos para a reconstrução da estação em Honório Bicalho já estão concluídos. "Estamos aguardando apenas o Termo de Cessão de Uso, para que possamos dar início ao processo de reconstrução da estação. Isso porque o patrimônio da estação ferroviária foi devolvido à União. Dessa forma, qualquer intervenção no espaço só pode ser realizada após a liberação do Termo".
Após a reconstrução da estação, cujo início das obras está previsto para este ano, começa a restauração dos 7,5 quilômetros de trilhos que pertencem ao município. "A recuperação dos trilhos é a segunda etapa do processo e deve ter início em 2013", concluiu a secretária.
Fonte: Hoje em Dia