AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Confira curiosidades das eleições municipais
Duas cidades tiveram empate entre dois candidatos.
Candidato "A Onde É " (PTC) foi eleito vereador em Fortaleza.

Eleitos pela idade, nomes curiosos, prefeitos com apenas 21 anos de idade e até um prefeito colombiano. Estas foram algumas das curiosidades das eleições municpais deste ano. Confira abaixo todos os fatos curiosos das eleições municipais deste ano.

Luiz Costa e Miriam Bruno ganharam pela idade no
desempate (Foto: Divulgação)
Eleito pela idade
Em duas cidades brasileiras, o critério de desempate para prefeito foi a idade. Em Bananal (SP), Peleco (PSDB) e Mirian Bruno (PV) somaram 1.849 votos cada, mas Miriam é quem foi eleita. O caso se repetiu em Balsa Nova (PR), com Marcos Antonio Zanetti (PDT) e Luiz Cláudio Costa (PMDB) que somaram 3.869 votos - Luiz Costa foi eleito por ser mais velho.


Vantagem de 1 voto
Disputas acirradas ocorreram em Exu (PE), onde Léo Saraiva (PTB) foi eleito com vantagem de apenas 1 voto: 10.023, contra 10.022 de Jaílson Bento (PSB). Mesma diferença foi verificada em Correntes-PE - Edimilson da Bahia (PSB) recebeu 4.621 votos, e Júnior (PR), 4.620. Em Caiçara (PB), Cícero (PSB) recebeu 2.736 votos, contra 2.735 de Bola (PMDB).



Eduardo Paes (PMDB) só foi derrotado em uma
zona eleitoral da cidade (Foto: Divulgação)
Derrota em apenas uma zona eleitoralReeleito prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) só foi derrotado em uma zona eleitoral da cidade. Ele ficou atrás de Marcelo Freixo (PSOL) na 16ª zona eleitoral, em Laranjeiras. Freixo somou 15.904 votos, ou 48,26% dos válidos. Paes ficou com 14.404 votos (43,71%).



Famosa pela música "Como uma deusa", a cantora
Rosana não somou votos suficientes
(Foto: Reprodução/TV Globo)
‘Como uma deusa’
Famosa pela música "Como uma deusa", a cantora Rosana (PC do B) fracassou em sua tentativa de ser eleita vereadora no Rio de Janeiro. Ela conseguiu apenas 319 votos na eleição deste domingo.



'A Onde É' foi eleito em Fortaleza (Foto: Divulgação)
Candidato ‘A Onde É’
O candidato A Onde É (PTC), apelido usado por Antonio Farias de Sousa nas eleições, foi um dos 43 vereadores eleitos em Fortaleza (CE). A Onde É recebeu 6.042 votos.


Wanessa Mattos (esq) e Pink fracassaram na
eleição (Foto: Divulgação)
Ex-BBB e musa do Brasileirão
A ex-BBB Tatiane Franklin do Nascimento Barbosa, conhecida como Pink (DEM), fracassou em sua tentativa de conseguir uma cadeira na Câmara de Vereadores do Recife (PE). A candidata do Democratas obteve 2.374 votos. Em Jaboatão dos Guararapes (PE), Wanessa Mattos (PSD), eleita musa no Brasileirão 2009, conseguiu 112 votos e também ficou de fora.


Professora Amanda Gurgel, do PSTU
(Foto: Caroline Holder/G1)
‘Professora do Youtube’Conhecida como "Professora do Youtube", a professora estadual Amanda Gurgel (PSTU) foi eleita a vereadora mais bem votada da história de Natal (RN). Foram exatos 32.819 mil votos, o equivalente a 8,59% dos votos válidos.


Carlos Amastha é eleito prefeito de Palmas
(Foto: Divulgação)
Prefeito colombiano
O candidato do PP Carlos Amastha, empresário colombiano do ramo de shoppings que se naturalizou brasileiro, foi eleito prefeito de Palmas, capital do Tocantins. Amastha obteve 59.680 votos (49,65% do total). Marcelo Lelis ficou em segundo, com 51.979 votos (43,24%).


Carlinho (esq) venceu o irmão em eleição em
Casserengue (Foto: Divulgação)
Disputa entre irmãos
A disputa envolvendo dois irmãos na eleição para prefeito de Casserengue (PB) foi decidida por uma diferença de apenas 152 votos. Carlinho (PSD) obteve 2.208 votos, ou 51,78% dos válidos, contra 2.056 de seu irmão Orlando da Galinha (PSDB).


Kiko do KLB não teve nenhum voto computado
a seu favor em SP (Foto: Divulgação)
Kiko sem voto
O cantor Kiko, integrante do grupo KLB e candidato a vereador em São Paulo pelo PSD, virou Trending Topic no Twitter após as eleições. Isso porque o músico não computou nenhum voto a seu favor, segundo o TSE.



Silvania Barbosa (PPS) e Silvânio Barbosa (PSB)
se elegeram em Maceió (Foto: Divulgação)
HomônimosApós provocarem confusão por causa da semelhança de seus nomes, os candidatos Silvânio Barbosa (PSB) e Silvania Barbosa (PPS) se elegeram para a Câmara de Vereadores de Maceió (AL). Silvânio recebeu 10.321 votos, sendo o segundo mais votado na eleição. Silvania conquistou uma vaga com 4.631 votos.


A prefeita eleita de Boa Vista, Teresa Surita
(PMDB) (Foto: Divulgação)
Mulheres eleitas
O número de mulheres eleitas para as prefeituras no 1º turno aumentou 31,5% nestas eleições em relação ao 1º turno de 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas uma candidata se elegeu prefeita de capital, Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista. O percentual de candidatas do sexo feminino também aumentou, crescendo 21,3% neste ano, em relação a 2008.


Prefeitos entre 46 e 65 anosDos 5.512 prefeitos eleitos em 1º turno no país, o grupo que tem entre 46 e 65 anos forma a maioria, representando 55,53% do total. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos desta faixa etária venceram a disputa em 3.061 cidades. Essa faixa etária também foi responsável pelo maior número de candidatos ao cargo de prefeito, com 8.510 candidaturas, ou 56,25% do total.


Prefeitos aos 21 anos
Segundo o TSE, o prefeito eleito mais novo é Pacheco Neto (PSD), de Chaval (CE), com 21 anos de idade. Os outros mais novos, eleitos também com 21 anos, são Valéria do Manin (PR), de Araioses (MA), Pinheirinho (PP), de Ibirité (MG), e Divaldo Soares (PSDB), de Viçosa do Ceará (CE).


22,7 milhões não votaram
Com quase 100% dos votos apurados no 1º turno destas eleições, 22,73 milhões de eleitores não compareceram às urnas para escolher um candidato, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o nível de abstenção no país chegou a 16,41% dos 138,5 milhões de eleitores do país.


Professora Eleika Bezerra, eleita vereadora em
Natal (Foto: Divulgação)
Vereadora diz que doará salário
A professora aposentada Eleika Bezerra (PSDC), de 69 anos, eleita vereadora em Natal pela primeira vez neste domingo (7), reafirmou o compromisso registrado em cartório e garante que doará seu salário na Câmara Municipal para instituições de caridade. Hoje, um vereador em Natal ganha salário bruto de R$ 15.019,00.


Padre Carlos foi eleito de Maués (Foto: Divulgação)
Prefeito padre
O município de Maués, a 356 km de Manaus, vai ter, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, o primeiro prefeito padre do Amazonas. O candidato Padre Carlos (PT) venceu a disputa majoritária em Maués com 7.621 de votos (35,17%), com mais de 10% de folga para o segundo colocado, Júnior Leite (PDT), que teve 5.438 votos (25,09%), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.


Eleitor vota no lugar de outro
Um eleitor de Goiânia afirma que outra pessoa votou no lugar dele no domingo, nas eleições para prefeito e vereador, mesmo com o sistema de verificação digital. O fato aconteceu em uma escola do Setor Bela Vista, na região sul da capital. Ele acabou votando no lugar de outro eleitor, que tem o nome parecido com o dele, com o aval do presidente da seção eleitoral.


Delegado Edson Moreira é eleito em Belo Horizonte
(Foto: Pedro Triginelli/G1 MG)
Delegado do caso Eliza Samudio
O delegado Edson Moreira, que esteve à frente das investigações sobre a morte e o desaparecimento da ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes, Eliza Samudio, foi eleito vereador em Belo Horizonte. Candidato à Câmara Municipal pelo PTN, ele foi o terceiro mais votado na capital mineira, com 10.532 votos.


Tião Biazzo é o prefeito mais velho do Brasil, eleito
com 89 anos (Foto: Divulgação)
Prefeito mais velho do Brasil
O prefeito mais velho do Brasil, Tião Biazzo (PMDB), de 89 anos, conquistou o seu sexto mandato para comandar o município de Aguaí (SP). Biazzo venceu Dr. Gutemberg (PPS) com 8.063 votos, o que corresponde a 44,47% dos votos válidos.

Fonte: G1