AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os donos do Parque das Águas de Caxambu

Os donos do Parque das Águas 
de Caxambu

Perdoem-me aqueles, que, por algum motivo, se sintam ofendidos ou acusados.  Não tenho a intenção de estabelecer desavenças ou polêmicas, mas não posso eximir-me do direito e do dever de posicionar-me frente às questões que me afetam, direta e indiretamente.

Direto ao assunto:
Como sempre, todas as vezes que vou ao Parque das Águas de Caxambu, pago meu ingresso e também daqueles que me acompanham.  Sempre considerei uma obrigação a ser respeitada e exercida por mim e por todos que frequentam o local.  Contudo, tenho constatado que muitos são aqueles que ingressam gratuitamente no Parque, em qualquer horário ou dia.  Claro que isso me indigna.  E não poderia deixar de me indignar, uma vez que tal privilégio não é extensivo a toda população de Caxambu.  Assim, passei a questionar: por que para alguns o acesso é limitado a um breve intervalo de tempo matutino ou vespertino, enquanto outros podem ingressar gratuitamente no horário que bem lhes convier?
Para ser mais específico, em um domingo do mês de junho deste ano, fui ao Parque com minha esposa e meu filho caçula para auxiliá-lo na realização de uma pesquisa escolar sobre os insetos.  Comprei os ingressos para nossa entrada e quando nos dirigimos para a roleta observei que um casal acabava de entrar gratuitamente.  Perguntei ao porteiro se a entrada era gratuita e ele me informou que o cidadão que acabara de entrar com sua esposa era médico.  E daí?  Eu sou professor.  E daí?  E os jardineiros, os biólogos, os floristas, as mães com seus filhos, os casais de namorados, as crianças...
Então percebi que muitas pessoas passam pela portaria principal do Parque sem pagar, inclusive com garrafas e garrafões, durante todo o dia.
Espero que os poderes Executivo e Legislativo de Caxambu atentem para essa questão, sobretudo, no que se refere ao controle de acesso e arrecadação pois, pelo que me consta, o Parque das Águas é administrado pela Prefeitura mas deve contar com recursos próprios, derivados da receita de sua bilheteria e não o contrário.
            Sugiro que a administração do Parque das Águas passe a informar, por meio dos diferentes veículos de comunicação e na própria portaria, os critérios e condições que garantam, democraticamente, o acesso gratuito ao patrimônio que, repito, não deve ser exclusividade de alguns.
            Espero, sinceramente, que o tema seja tratado na esfera política e que mereça nova regulamentação, pois se a classe médica é merecedora de tal benesse, o mesmo se aplica as demais classes profissionais e sociais de nossa cidade, até mesmo porque, nunca fui clinicado e orientado pelos médicos de nossa cidade e região, na utilização uso terapêutico e medicinal das águas do nosso Parque.
            Não vislumbro o papel de paladino da justiça e da igualdade.   Apenas não posso seguir indiferente e viver silenciosamente diante de tal situação que, a meu ver, é injusta.
Penso que esta é uma questão de ordem moral e social e que cabe a cada uma de nós rever conceitos e atitudes.
O Parque das Águas de Caxambu merece ser tratado como um patrimônio de toda sociedade é não como exclusividade de alguns!


Professor Marcos Barbosa
Outubro / 2012