AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

 Comitê convoca reunião de urgência para discutir causas do apagão
Governo admite diminuição na confiabilidade do sistema de energia no País


Carolina Martins, do R7, em Brasília

O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) convocou uma reunião extraordinária para a tarde desta sexta-feira (26), para debater as causas do apagão que deixou 12 Estados do País às escuras. Inicialmente, a reunião foi marcada para a parte da manhã, mas nem todas as autoridades conseguiram chegar a tempo.
 
Foram convocados para reunião o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, o diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, além do secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Wilson Grüdtner, e do ministro interino Márcio Zimmermann.
Ao chegar ao ministério nesta manhã, Zimmermann admitiu que o sistema de energia elétrica do Brasil não está mais confiável e que o governo quer descobrir as razões dos problemas que ocorreram neste mês. Ele disse estranhar a “coincidência” de, pela terceira sexta-feira, parte do País ser atingida por um blecaute.
Todo mundo ficou no escuro! Veja as imagens do apagão
— Nós estamos numa sequência de reunião justamente por causa desses eventos que ocorreram em sequência neste mês. O sistema elétrico brasileiro sempre trabalha com um nível de confiabilidade bom. Mas, nós tivemos neste mês uma diminuição nesta confiabilidade e ainda não se sabe as razões. Sempre inicia com um equipamento falhando e a proteção primária não atuando.
De acordo com informações preliminares, o problema desta vez ocorreu na subestação de Colinas (TO), controlada pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Uma falha na chave dessa linha de transmissão teria causado o apagão.
Apagão foi causado por curto-circuito
Segundo o ministro interino, técnicos da Aneel vão até Tocantins verificar o que pode ter causado o problema na subestação de Colinas. De acordo com Zimmermann, houve um “colapso total” no abastecimento do Nordeste.
Apagão
O blecaute começou por volta das  23h15 desta quinta-feira (25) em Estados do Norte e Nordeste, além de parte do Centro-Oeste, atingindo Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O apagão também afetou parte de Tocantins, do Pará e do Distrito Federal. Rapidamente o problema virou o principal assunto do Twitter entre os internautas.
Esse foi o terceiro apagão de grandes proporções somente no mês de outubro. Na última sexta-feira (19), 60% do Distrito Federal ficou sem luz por 40 minutos durante a tarde. No início do mês, a capital do País também foi atingida por um blecaute que deixou o centro do poder político — Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal — sem luz.
No fim de setembro, dia 22, um problema deixou nove Estados da região Nordeste sem energia elétrica por quase quatro horas.

Do R7