AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 26 de janeiro de 2013

Garrafas PET's Problema ou solução para os nossos dias?

Imagem ilustrativa.                                 Crédito da foto: info-abril
As garrafas de PET já fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros. Comumente utilizada, elas oferecem praticidade, pois são leves, fáceis de carregar, tem um valor acessível, portanto é destinada as mais variáveis classes sociais, podem ser utilizadas por crianças por não serem quebráveis, desta forma afasta o risco de acidentes e ainda oferece um enorme benefício ao Meio Ambiente, por serem 100% recicláveis. Ocorre que este último benefício (um dos mais importantes) perdeu sua efetividade, devido ao fato do descarte na maioria das vezes ser feito de maneira inadequada, quando vão para o aterro sanitário e ou quando são desprezadas diretamente na natureza.


Pesquisas apontam que em 2010 houve um consumo de 505 mil toneladas de embalagens Pets, destas 56% foram recicladas, houve um aumento com relação aos anos anteriores, porém para alcançar de fato um bom desempenho em se tratando ao meio ambiente, seria ideal que se reciclasse 100% das embalagens consumidas.

As embalagens Pets quando não dispostas da maneira correta, causam impactos significantes diretamente ao Meio Ambiente e indiretamente a toda população, quais sejam:

-     uma garrafa PET gera aproximadamente 8 vezes o seu próprio peso em resíduos (estes resíduos são medidos pelas emissões atmosféricas, efluentes líquido e sólidos)

-     durante o transporte ocorre emissões atmosféricas, principalmente de CO2 (dióxido de carbono), que agrava o efeito estufa

-       quando desprezadas diretamente na natureza, pode ocorrer de ir para rios, agravando o problema das enchentes, além de poluir a água. Pode ainda, ocorrer o consumo de fragmentos plásticos por animais, que os confundem com alimento, podendo levá-los a morte

-     o plástico demora mais de 100 anos para se decompor, por isso pode ocasionar a perda de biodiversidade

-   apesar de descartadas corretamente, as embalagens recicladas causam ainda sim algum tipo de poluição ao Meio Ambiente, que ocorre devido as emissões atmosféricas de CO2 durante o transporte

-   além destas, estudos constataram que o bisfenol-a, encontrado em embalagens plásticas pode provocar algum dano a saúde, que vão de problemas cardíacos e reprodutivos a até mesmo predisposição para câncer, diabetes, hiperatividade e obesidade.

Na cidade de Concord, Massachusetts (EUA) uma importante medida foi tomada. Foi criada uma lei onde está proibido a comercialização de embalagens Pets com menos de um litro, sujeito a multa para os comerciantes que descumprirem a lei. Esta lei visa  reduzir o uso de garrafas plásticas e consequentemente, diminuir o desperdício do material e a demanda pela matéria-prima de origem fóssil usada na fabricação. Esta medida é muito importante e atinge com eficácia ao meio ambiente, pois com a diminuição da produção destes materiais, será mais fácil aumentar o percentual reciclado.