AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

16 de Setembro - Caxambu 109 anos

COLUNA SERGIO LEVENHAGEN

CAXAMBU, NOSSA TERRA QUERIDA 

 Mas, não poderia esquecer que Caxambu teve um Seminário dos Padres Barnabitas; como pude esquecer? Os seminaristas, todos eles, de várias cidades do Brasil, vinham para cá como eles mesmos diziam; "Terra abençoada", tinhamos todos sábados jogos de futebol: seminaristas x externos, que eramos nós. Se a gente ganhava, segunda-feira tinha prova oral de geografia, se empatasse, ou se eles ganhassem, ficava tudo bem. Cansei de estudar geografia. 
E a Rádio Caxambu? ZYC-2? Ali na Magalhães Pinto: programa sertanejo do Zé das Moças, programa de boleros do Vitor Silva, o "Vitor buraco", e o meu programa "quente quente" todos os dias das 9 ao meio-dia, com muita música do Roberto Carlos, The Fevers, Antonio Marcos, Vanuza, Renato e seus Blue Caps, Beatles, Joe Cocker.... e as dançinhas no CRAC? A gente levava os long-plays todos os sábados à noite, e a moçada dançava e arranjava namorada, bebia cuba-libre e hi-fi. Só entrava sócio, não tinha bagunça. 
Carnaval em Caxambu: só bailes no GRÊMIO RECREATIVO PRAZER DAS MORENAS, no CRAC, no GLÒRIA, PALACE, AVENIDA - não havia carnaval de rua, só blocos e escolas de samba, muito turista, muita gente e pouca confusão. 
E a seleção brasileira em 66; treinou no campo do CRAC, o mundo inteiro voltado para Caxambu, vimos Pelé, Garrincha, Dirceu Lopes, Manga, Tostão... Eram 4 times, 44 jogadores; Vicente Feola era o técnico - Neif Rafael era o secretario de turismo,  caxambuense da gema. Tempo bom.
Encerro falando dos desfiles de 16 DE SETEMBRO, ANIVERSÁRIO DE NOSSA QUERIDA CAXAMBU; Fanfarra da Escola de Comércio,  com 160 participantes, campeã no torneio de fanfarras em Pouso Alegre. Dillon e Estevinho os comandantes, Banda Marcial EERMA - fabulosa sob o comando do Padre Castilho. 
Dia de festa, 16 de setembro é dia sagrado para nós caxambuenses. É o dia  que nós saimos de casa,  vamos para as ruas reecontramos nossos amigos, lamentamos os que partiram.
Cinema de graça, parque também, cidade toda limpa, alvorada às 5 da manhã - arrepia até hoje, futebol no CRAC, encontrar todo mundo lá, dar graças de estarmos vivos e aproveitar tudo isso.
Nós ainda vamos fazer de tudo para que CAXAMBU seja novamente respeitada e seja sempre valorizada pelo seu passado, pela sua História. 

" Quem ama a vida, é amado por ela".

Parabéns Caxambuenses, todo dia é dia de CAXAMBU. 

Saudações caxambuenses!