AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 12 de setembro de 2010

SANGUE
Paulo Roberto Guimarães Moreira *
Fosse eu açougueiro não teria lidado com tanto sangue no dia de hoje. Estudo Direito e estou tomando meu banho de sangue. Parece que saí do vestibular e estou em dia de trote. Mas não. Sequer fiz vestibular, porque entrei no curso como portador de diploma de graduação. Durante quatro dias assistimos ao Curso Essencial de Direito de Transição promovido pelo comitê da anistia do Ministério da Justiça. Hoje ouvimos o Frei Beto. Comprei o livro: Batismo de Sangue autografado por ele e assisti a um filme do mesmo nome. Muita tortura, muita violência, muito sangue! Triste memória. Parece que com a iminente eleição da Dilma os arquivos militares dessa época finalmente se abrirão. Vi a morte do Carlos Marighella, o suicídio de Frei Tito e muitas barbaridades do famoso Fleury.
Chego a casa e vou continuar o fichamento do livro: A ordem do castigo no Brasil e tome mais violência, escravidão índios e negros rebelados, Palmares, capitães do mato. Eis a história sangrenta do Brasil, que não é muito diferente da barbárie universal.
Hoje, na manhã de sábado, dia seguinte voltei ao fichamento do livro: A ordem do castigo no Brasil: Por favor, não leiam esse livro, é um porre infernal. Nunca vi nada pior. Pedante, confuso. Se, pó algum motivo estiverem interessados na mórbida história do Brasil, com a submissão das populações indígenas, com a escravidão negra, procurem qualquer outra obra menos essa: é insuportável!
E talvez por isso peguei o livro Batismo de sangue do Frei Beto. È difícil sair da cabeça da gente o suicídio dele na França, e de uma outra perseguida política que apareceu muito num documentário dessa época, que também se matou.
E eu me pergunto: Paulo, na época da ditadura, até 1969, você era militar e adolescente (16, 17 e 18 anos). Depois se acidentou, ficou paraplégico e foi estudar na PUC – Rio. Esteve dos dois lados. Viu a guerra de dois anglos opostos. E agora onde se situa? Bem, no caminho do meio e acima. Nem vermelho, nem preto, mas branco. Sem ódios e ressentimentos: amor. Meu principal livro está sendo preparado para impressão: AMOR – A Filosofia do Amor, a Ciência do Amor, a Política do Amor, a Pedagogia do Amor, O Direito Amoroso, o Partido do Amor. Quando vejo esses debates só penso em Gandhi e Yogananda e em Deus.
Brasília, 11 de setembro de 2010
* Paulo Roberto Guimarães Moreira foi aluno da EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar de fevereiro de 1968 a dezembro de 1969. Após sua reabilitação física no Rio de Janeiro estudou 9 anos na PUC – Rio e, presenciou, em local privilegiado, a resistência ao Golpe Militar de 1964. Nessa época, como hoje se ocupa da militância das pessoas com deficiência, sem esquecer, é claro, da militância maior que é a luta geral pela cidadania e a maior ainda pela Iluminação, através do reencontro com Deus.