AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 11 de março de 2011

 Considerações sobre a organização do último Carnaval em Caxambu

Av Camilo Soares durante o último carnaval


Como estamos em Caxambu, terra onde as animosidades e as vaidades às vezes não permitem que determinadas pessoas enxerguem a realidade, é preciso deixar bem claro que a nossa pequena enquete não pretende ser nada além do que realmente é: uma simples ferramenta disponibilizada pelo servidor do blog para avaliar a opinião dos internautas que acessam este blog. Além disso, os comentários generalizados que se pode ouvir pelas ruas de Caxambu também servem como parâmetro seguro para enxergar o óbvio e chegar à conclusão de que existe um clima de insatisfação na cidade em relação à organização do carnaval em geral, e à atual administração municipal em particular, haja vista que a performance de poucos setores da prefeitura de Caxambu atualmente possam receber elogios sinceros.
Os comentários dos leitores publicados recentemente também revelam a grande insatisfação com a persistência de práticas caracterizadas pelo amadorismo e pela improvisação: aspectos  que ficam evidentes pelos desencontros, falhas, e pelos pífios resultados fartamente demonstrados e expostos à visão de todos. Apenas a propaganda oficial insiste em pretender transmitir uma visão ufanista e cor-de-rosa dessa triste reallidade.
Como é comum acontecer no Brasil em situações semelhantes, alguns políticos acreditam que basta eleger um "bode expiatório" demitir um secretário, e continuar insistindo alegremente nos mesmos erros de sempre. 
Como responsabilizar o setor de turismo pelo que aconteceu durante o carnaval, se o "andar de cima" não oferece nem pessoal, nem meios adequados ou suficientes, e nem autonomia financeira para se levar a sério a promoção do turismo e a realização de eventos de alto nível profissional por aqui ?
Será que a Érica Drummond conseguiria trabalhar com a mesma eficiência diante das mesmas condições precárias?
Alguns comentários publicados fazem mais que criticar, pois OFERECEM SOLUÇÕES tão óbvias quanto eliminar o amadorismo, a improvisação, o apadrinhamento, e trabalhar com planejamento responsável e consciente - e isso vale para TODOS os setores da administração.
Em relação ao carnaval em sí, creio que a questão não se resume apenas ao local onde é realizado o carnaval, mas COMO É REALIZADO O CARNAVAL. Algumas cidades históricas mineiras romperem com o modelo "Axé" do carnaval da Bahia, mas MUDARAM PARA MELHOR e fizeram isso com competência e profissionalismo. O mesmo fenômeno está ocorrendo no Rio de Janeiro, com o resgate da tradição dos blocos de rua.
Esperamos sinceramente que a experiência do último carnaval tenha servido ao menos para alertar sobre a necessidade de corrigir os erros crônicos apontados acima, que por tantos anos persistem enraizados em Caxambu, e são os verdadeiros responsáveis pela estagnação político-econômica de nosso município.
Nossa intenção é colaborar para identificar erros e obter soluções para Caxambu. Porém, o mais triste de tudo isso será continuar asistindo os mesmos personagens de sempre, lutando e debatendo-se ferozmente para defender as velhas práticas do amadorismo, da improvisação e do apadrinhamento. Preferem sempre culpar a imprensa ou as pessoas que "ousam" expressar  sua insatisfação diante daquilo que está diante dos olhos de todos. 

Sem ilusões de megalomania ou arroubos ufanistas, nosso espaço para os comentários continua disponível para acolher de forma democrática a opinião de nossos leitores.

Fernando Victor