AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 27 de agosto de 2011

Capim Vetiver

Plantação de capim em Nova Friburgo tem objetivo de conter encostas

A finalidade da compra deste capim será conter algumas encostas, principalmente nas áreas rurais da cidade, e também fazer doações para as pessoas que tiverem interesse em adquirir as mudas para este objetivo.A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vai comprar cerca de 200 mil mudas do capim Vetiver. A finalidade da compra deste capim será conter algumas encostas, principalmente nas áreas rurais da cidade, e também fazer doações para as pessoas que tiverem interesse em adquirir as mudas para este objetivo.
Para o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Roberto Wermelinger, “plantar este capim nas encostas é uma alternativa econômica para solucionar problemas de contenção em situações específicas”, ressalta o secretário, que acrescenta, “é uma verdadeira contribuição ao meio-ambiente na tentativa de amenizar os danos causados pela catástrofe”.
Por ser uma planta da família das gramíneas, o Vetiver chega a atingir cerca de dois metros de altura e com raízes que podem penetrar até seis metros de profundidade, inclusive transpondo camadas rochosas – é o que garante o engenheiro agrônomo da EMATER- MG, André Henriques.
- As características deste capim foram mostradas em um workshop sobre “Desenvolvimento sustentável em ambiente de montanha”, promovido pela Embrapa e Secretaria Municipal de Agricultura, em junho de 2010, aqui em Nova Friburgo. Esta planta, por ser rústica, consegue sobreviver em locais onde outras espécies não conseguiriam, além de ser considerada uma boa fonte de renda para os agricultores, afirma o engenheiro.
Ainda de acordo com André Henriques, há estudos sobre a utilização do capim Vetiver nos últimos 50 anos para estabilizar e controlar a erosão do solo. Desde 2004, a cidade mineira de Caxambu o usa para esta finalidade, e, no Estado do Rio, Nova Friburgo será o primeiro município a fazer uso do Vetiver com este propósito.
Capim Vetiver como fonte de renda
Além da característica de conter encostas, o Vetiver é uma planta perene e estéril, ou seja, não se multiplica a ponto de ser considerada uma praga, e tem baixo custo operacional. A indústria cosmética o utiliza em grande escala por possuir substâncias fixadoras em perfumes, suas folhas também podem ser aproveitadas para o artesanato e ainda serve como purificador de águas.
Como adquirir mudas do capim Vetiver
Quem tiver interesse em adquirir mudas do capim Vetiver, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura pelo telefone (22) 2523-5877 ou pelo e-mail: agricultura@pmnf.rj.gov.br
Prefeitura busca por novos fornecedores
O secretário Roberto Wermelinger, informa que está buscando por novos fornecedores do capim Vetiver, quem tiver interesse, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural pelo telefone (22) 2523-5877 ou pelo e-mail: agricultura@pmnf.rj.gov.br

Fonte: Rizoma Notícias
http://www.rizomanoticias.com.br/2011/08/plantacao-de-capim-em-nova-friburgo-tem-objetivo-de-conter-encostas/