AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Queimadas

Bombeiros registram mil focos
de incêndio em MG neste mês

De janeiro a julho deste ano foram atendidas 5.523 ocorrências no Estado


rola moçaRenato Cobucci/ Hoje em Dia
Aeronaves tiveram que ser usadas para apagar fogo no Rola Moça

Minas Gerais registrou no mês de agosto mil focos de incêndios em lotes vagos, matas e reservas florestais. Com a estiagem e o clima seco, o Corpo de Bombeiros está atendendo 20 ocorrências por dia na região metropolitana de Belo Horizonte.

De janeiro a julho deste ano, os bombeiros atenderam no Estado 5.523 ocorrências. Em lotes vagos foram 2.797 chamados. Em segundo lugar aparece o combate ao fogo em reservas florestais: 2.456 casos.

Na região metropolitana de Belo Horizonte foram 376 ocorrências em lotes vagos e 295 em matas de chácaras e reservas ambientais. Um das ocorrências atendidas nesta semana foi no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, entre Ibirité, Belo Horizonte, Brumadinho e Nova Lima. A área destruída ainda não foi calculada.

Segundo o capitão Fernando Augusto Alves Silva, muitos incêndios são causados pelo fogo “que as que as pessoas colocam para eliminar lixo ou folhas que caem das árvores.
- Com o clima seco, o as chamas espalham rapidamente por grandes áreas.
A corporação tem um avião e dois helicópteros que são usados para combater o fogo em locais de difícil acesso. As aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas são usadas para levar os brigadistas e jogam até 500 litros de água nos focos, em cada sobrevoo.

Risco permanece no Sul do Estado

Os focos de incêndio da Serra do Pico do Papagaio, em Aiuruoca, no Sul de Minas, foram controlados na terça-feira (16). Devido ao tempo seco, a Brigada Contra Incêndio vai permanecer na Serra dos Garcias, também em Aiuruoca, onde 100 hectares foram consumidos pelas chamas.

O risco de novo incêndio é maior nos arredores da Cachoeira dos Garcias. Os sinais de fogo no local começaram na tarde do sábado (13). Segundo o bombeiro Rodrigo Medeiros, de São Lourenço, as equipes se revezam no enfrentamento dos focos.

O trabalho dos bombeiros é apoiado por mais de 40 homens da Brigada de Incêndios do IEF (Instituto Nacional de Floresta) de Caxambu. Os locais onde ainda há focos de incêndio são de difícil acesso.

Fonte: Hoje em Dia
http://noticias.r7.com/cidades/noticias/bombeiros-registram-mil-focos-de-incendio-em-mg-neste-mes-20110817.html