AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Editorial

Considerações sobre a realização do XI "Canta Brasil" em Caxambu: Podemos melhorar, e muito.

O sucesso alcançado com a realização do XI “Canta Brasil” em Caxambu nos leva a tecer algumas considerações sobre a realização do evento, especialmente no que diz respeito ao impacto que iniciativas  dessa natureza possam trazer para o turismo em nosso município.  

Devido à própria natureza do evento: uma reunião de corais provenientes de vários estados brasileiros, o festival “Canta Brasil” representa a presença de numerosos integrantes, como ficou demonstrado durante a realização do último festival, onde os próprios coralistas movimentaram o comércio local, e foram capazes de lotar restaurantes e hotéis – a ponto de alguns corais terem sido obrigados a se hospedar em cidades da região.  Além disso, a própria formação dos corais exige organização e planejamento. Seus integrantes, via de regra, estão ligados à alguma instituição oficial. Este fator também contribui para facilitar a atuação de agências de viagens, além de representar um perfil de visitante extremamente interessante para Caxambu, a ponto de incentivar a realização de novos eventos com características semelhantes em Caxambu.
Quem sabe, poderemos retomar a realização do “Natal de Luzes” com um projeto capaz de ser aprovado pelo IEPHA? Sim, pois existem meios de iluminar o Parque das águas e o balneário sem agredir o patrimônio histórico. Bastaria elaborar um projeto capaz de atender às exigências do IEPHA. Seria a oportunidade perfeita para a realização de um novo encontro de corais.
Tocando em um assunto que exige planejamento, voltamos novamente ao tema deste editorial, que pretende analisar alguns pontos relativos ao XI “Canta Brasil” em Caxambu – que embora tenha sido um sucesso em diversos aspectos, deixou muito a desejar no que diz respeito à divulgação. Como sempre, faltou planejamento e tudo foi deixado para a última hora – o que é uma pena, especialmente para um evento capaz de gerar o interesse da mídia e promover ampla visibilidade para Caxambu.
 Um fator que não pode passar despercebido é a participação cada vez mais importante do Hotel Glória de Caxambu, cuja nova direção não se limita apenas a colaborar com acomodações no setor de hospedagem. O recente encontro dos automóveis Alfa Romeo, juntamente com a realização do encontro de corais do Canta Brasil em Caxambu, deixaram bem claro que a nova direção do Hotel Glória de também é capaz de atuar na captação, na organização e na realização de eventos, posicionando o Hotel Glória como um parceiro de primeira ordem para a retoma da do desenvolvimento do turismo em nossa cidade.
Segundo Alexander Moura, Gerente de Hospedagem do Hotel Glória de Caxambu – a filosofia de trabalho implantada pela nova administração revê uma participação crescente do Hotel Glória através da realização de diversos eventos em nossa cidade, colaborando no que for possível para contribuir com o desenvolvimento do turismo em Caxambu – finalizou.

Fernando Victor