AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Prefeitura de Araxá apresenta projeto de Centro de Treinamento de Seleções à Codemig
 Foto: Sergio Gomes 
A prefeitura de Araxá-MG apresentou esta semana, à diretoria da Codemig – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, projeto de construção de um Centro de Treinamento de Seleções, elaborado pelo arquiteto espanhol Israel Alba Ramis, diretor da empresa Studio AF, com sede em Madrid. A apresentação aconteceu no auditório da estatal, que também é proprietária da área onde o CTS deve ser construído, na Estância Hidromineral do Barreiro, imediações do Tauá Grande Hotel.
O projeto teve início no mês de julho deste ano, quando o Prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, juntamente com uma missão de representantes araxaenses, esteve na Europa e no Oriente Médio, em busca de tecnologia e investimentos para o município.
Em Portugal foram feitos vários contatos com empresários, onde se discutiu a instalação de uma fábrica de helicópteros em Araxá. Estes mesmos empresários já estiveram em Araxá para conhecer detalhes sobre a fábrica e escolher possíveis áreas para a instalação. As negociações estão bastante adiantadas.
Em Madri a Missão araxaense conheceu vários trabalhos do arquiteto Israel Alba Ramis, que se propôs inclusive a realizar o projeto do CTS para Araxá, que é uma das seis cidades mineiras concorrentes para receber uma seleção estrangeira durante a Copa de 2014. Duas fases já foram aprovadas, que é o aeroporto, devidamente preparado para receber aeronaves, conforme determinações da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e o hotel que é um dos maiores da América Latina, o Tauá Grande Hotel do Barreiro. O terceiro quesito exigido é um estádio. Araxá possui um estádio municipal, mas não corresponde totalmente às exigências, em função do tamanho e localização, por ser próximo de edifícios.
Surgiu então a idéia de se construir o CTS no Barreiro, onde já existe um antigo campo de futebol em tamanho oficial. Ele deverá passar por uma reforma, sendo recuperado. No mesmo projeto do arquiteto espanhol o CTS terá pista para corrida, piscina olímpica, arquibancadas e todas as instalações necessárias e exigidas pela FIFA.
A apresentação do projeto à diretoria da Codemig foi considerada um sucesso, em função da dimensão e visão futurista do arquiteto. O Prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa aguarda o apoio da Codemig para a construção do CTS, tornando assim, Araxá, completa nos quesitos exigidos pela FIFA para receber uma seleção estrangeira.
“O trabalho surpreendeu a todos. A gente não esperava um trabalho feito com tanto carinho, tanta qualidade e com tanto planejamento. Realmente Araxá está de parabéns, o prefeito, os vereadores, enfim, todos que trabalharam no desenvolvimento desse projeto, principalmente o arquiteto Israel que veio dar uma contribuição muito grande”, destacou o Presidente da Codemig, Oswaldo Borges da Costa Filho.
Participaram da reunião: o prefeito de Araxá; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Marques; o Procurador do Município, André Sampaio; vereadores da cidade; o deputado estadual Bosco; o presidente da Codemig, Oswaldo Borges da Costa Filho; o vice-presidente Antônio Leonardo Lemos Oliveira; o diretor de operações, Marcelo Nassif; a diretora de projetos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Edna Castro e uma comitiva de Araxá, com cerca de trinta pessoas, dentre lideranças de segmentos diversos.
A expectativa da Administração Municipal de Araxá é que o Governador Antônio Augusto Anastasia se sensibilize, juntamente com a diretoria da Codemig, para que o CTS seja construído na Estância Hidromineral do Barreiro, tornando possível a recepção de uma seleção estrangeira, durante a copa de 2014.
“Buscamos o que há de mais moderno na Europa, de acordo com as exigências da FIFA, para que possamos construir um CTS em Araxá. Já possuímos um ótimo e moderno aeroporto e o Tauá Grande Hotel do Barreiro, que é um dos maiores e mais luxuosos da América Latina, dispensa comentários. Com esse projeto do arquiteto Israel poderemos oferecer o que há de melhor na Copa de 2014, dentro de um projeto que poderá ser usado não só nesse evento, mas em inúmeros outros, a nível nacional. Estamos confiantes na decisão da diretoria da Codemig e do nosso grande amigo o Governador Antônio Augusto Anastasia”, declarou o Prefeito Jeová Moreira da Costa.
Araxá já tem história em copa do mundo. Em 1958, quando foi campeã mundial, a Seleção Brasileira realizou pré-temporada na cidade.

Jornalista Sérgio Gomes – MTB – 06971-MG
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Araxá

Fonte: http://www.araxanoticias.com.br/?pg=noticia&id=453