AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Encontro Microrregional do Agronegócio discute parceria com prefeituras

Imagem: Portal Agronegócio

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por intermédio da Subsecretaria do Agronegócio, realiza nesta quinta-feira (21), em Varginha, o Encontro Microrregional do Agronegócio do Baixo Sapucaí. O evento tem o apoio da Associação Microrregional (Ambasp) e vai reunir prefeitos, secretários municipais de Agricultura, presidentes de cooperativas, sindicatos de produtores rurais e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, técnicos da Emater, IMA e Epamig, pesquisadores, professores e estudantes de ciências agrárias de universidades.
Este encontro faz parte de uma série que já está programada ao longo do ano em diversas regiões mineiras. Segundo o subsecretário do Agronegócio, Baldonedo Arthur Napoleão, a aproximação com os municípios tem por objetivo, principalmente, a valorização do papel das lideranças e dos executivos municipais no apoio ao desenvolvimento da agropecuária local.
- A ideia é criar condições para que as prefeituras e instituições representativas locais atuem efetivamente na promoção do crescimento do setor, em parceria com o Estado, explica.
De acordo com o subsecretário, durante o evento, serão apresentadas duas propostas com o objetivo de instrumentalizar as prefeituras para que tenham condições de assumir um papel de liderança no fomento da atividade. Uma delas é a apresentação de um modelo de projeto de lei para a criação de secretarias municipais de agricultura nas cidades onde elas ainda não existem.

Departamento Agropecuário
A outra proposta, segundo Baldonedo Napoleão, é a criação de um Departamento Agropecuário (Depagro) em cada associação microrregional de municípios.
- Este departamento vai desenvolver suas atividades em estreita articulação com as políticas públicas estabelecidas pela Seapa e suas instituições vinculadas (Emater, Epamig, IMA e Ruralminas), com as instituições de ensino e pesquisa que operam no apoio ao desenvolvimento agropecuário e, especialmente, com as secretarias de agricultura dos municípios que integram cada associação, afirma.
O evento também é uma oportunidade para apresentar os principais programas agropecuários desenvolvidos pela Seapa e as entidades que compõem o Sistema Operacional da Agricultura, além de trabalhos desenvolvidos por instituições parceiras. No encontro de Varginha, serão apresentados os programas Minas Leite e Minas Carne, Agricultura de Baixo Carbono, a utilização de subprodutos agropecuários na alimentação animal, o panorama do desenvolvimento florestal no Estado e da cadeia produtiva da cachaça, os cenários mundial, nacional e mineiro do agronegócio e o papel dos municípios, e o uso da macaúba como matéria-prima para produção de biodiesel.
- Os temas são escolhidos de acordo com a aptidão, a demanda e o interesse de cada região. Nosso interesse é que toda a informação técnica disponível seja levada às lideranças regionais e que seja transformada em conhecimento, afirma Baldonedo.
A meta da Subsecretaria do Agronegócio é realizar de 8 a 15 encontros microrregionais neste ano. Alguns eventos já estão confirmados nas regiões do Alto Rio Grande (Lavras), região dos municípios da região de Inconfidentes (Itabirito), Circuito das Águas (Caxambu), Campos da Mantiqueira (Barbacena) e Vale do Paraibuna (Juiz de Fora).


Fonte: O Norte de Minas
http://www.onorte.net/noticias.php?id=42546