AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A visita "relâmpago" da secretária
Na última segunda-feira (27/05) a Secretária de Estado da Educação, a senhora Ana Lúcia Gazzola, visitou a cidade de Caxambu a convite da AMAG (Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas). O que nos causa surpresa foi a não divulgação de sua vinda à cidade. Mas, por quê?
Inúmeros motivos poderão ser dados para explicar essa passagem relâmpago e a pouquíssima divulgação: confirmação em cima da hora, falha de comunicação da assessoria de imprensa, divulgação em restritos meios de comunicação, entre outros.
No entanto, ainda fica uma sensação estranha no ar. A senhora secretária é responsável pela implementação de uma política educacional que tem voltado cada vez mais para a destruição da carreira docente e para a precarização do ensino, inserindo-o cada vez mais na concepção de que o mesmo tem como único objetivo a formação de uma força-de-trabalho qualificada, porém barata e submissa, deixando de lado a formação integral do ser humano e a construção de seu conhecimento social por meio do senso crítico. Isso acaba repercutindo no ambiente de trabalho escolar, onde os professores e demais profissionais estão sofrendo na pele a burocratização e a desumanização do processo ensino-aprendizagem, além de sua desvalorização. Pergunte para qualquer professor como está o clima na escola hoje.
A senhora secretária sabe de tudo isso, e sabe que é conseqüência de um modelo político implantado em Minas Gerais e demais outros Estados. Sabe também que o grosso da categoria docente está insatisfeita com a atual situação, e que a sua imagem real (diferente das propagandas oficiais do governo mineiro) está deteriorada entre os Trabalhadores em Educação.
Em várias regiões em que a senhora secretária vai, ela encontra a insatisfação de nossa categoria. O receio de encontrar alguém ou um grupo de pessoas que argumente ou questione seu discurso faz com que muito de suas passagens pelo interior precisam ser escondidas e rápidas, sem despertar a atenção. Não sabemos se esse é o caso de sua visita à Caxambu, mas o fato desta se dar dessa forma nos faz pensar muito...