AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 6 de maio de 2013


Baependi recebe mais de 50 mil fiéis em evento de beatificação de Nhá Chica
Deputado Arantes elogiou organização da Prefeitura e do Governo de Minas

            



O deputado estadual Antônio Carlos Arantes participou, neste sábado (04/05)), em Baependi, no sul de Minas Gerais, do evento de beatificação de Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica. A celebração foi conduzida por um representante do Papa Francisco, o cardeal Ângelo Amato. Romeiros de vários lugares do Brasil chegaram bem cedo para festejar a beatificação de Nhá Chica, a “Mãe dos Pobres”, que era devota de Nossa Senhora da Conceição. Primeira negra, analfabeta e neta de escravos a receber o título de beata pela Igreja Católica do Brasil. A ela são atribuídas mais de 20 mil graças
            Além dos fiéis, também estiveram presentes autoridades religiosas do Vaticano e da Igreja Católica brasileira. Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência da República representou a presidente Dilma Rousseff. O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles também acompanharam a cerimônia.
            Na avaliação do deputado Antônio Carlos, a organização do evento foi impecável tanto por parte da Prefeitura quanto por parte do Governo de Minas, por meio das ações empreendidas pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e pelo DER-MG. “Faço um agradecimento especial pelo apoio constante do governador Anastasia e do secretário Melles. Vale a pena destacar a atuação do prefeito Marcelo do Engenho e dos voluntários, da Câmara de Vereadores, do secretário Melles e do governador Anastasia. Graças a esse trabalho em conjunto, o evento foi um sucesso”, afirmou Arantes.
            Para o parlamentar, que empreendeu esforços junto com o prefeito de Baependi para que a cidade se preparasse da melhor forma para o evento, o resultado foi positivo. “A cerimônia passou e os investimentos vão continuar beneficiando a comunidade e a beatificação de Nhá Chica vai trazer um movimento de turistas que vai contribuir com o desenvolvimento da cidade”, avaliou Antônio Carlos.
            O prefeito de Baependi, Marcelo do Engenho, agradeceu a ajuda do secretário Carlos Melles e do deputado Arantes. “Graças às intervenções do DER-MG, deu tudo certo. O governador Anastasia falou dos investimentos para melhorar o que ele chamou de “Caminho da Fé”, dentro da Estrada Real, um roteiro muito utilizado para quem vem para a região. A ajuda do Governo foi fundamental, estamos todos muito agradecidos. A cidade ficou muito bonita. Agradeço também o empenho de toda a comunidade de Baependi que trabalhou voluntariamente e garantiu o sucesso do evento”, disse o prefeito.
            Os devotos esperaram quase 20 anos por este momento. O processo de beatificação de Francisca de Paula de Jesus começou em 1993. Em 2012, o Vaticano reconheceu o milagre e resolveu beatificar Nhá Chica.

Milagre de Nhá Chica

            Em meio a tanta gente, uma devota especial: a professora Ana Lúcia Meirelles Leite. Foi o caso dela que a Igreja investigou para abrir o processo de beatificação. Ela sofria de hipertensão pulmonar, uma doença congênita, e só poderia ser curada com cirurgia. Mas Ana rezou para Nhá Chica, e o problema desapareceu. E hoje, em agradecimento, ela subiu ao palco com os restos mortais da nova beata brasileira. Foi preciso um dossiê com todos os exames, depoimentos de testemunhas e de sete médicos afirmando que não havia explicação científica para a cura de Ana. Agora, depois da beatificação, a Igreja quer a canonização. Para isso, é preciso provar mais um milagre.

Ricardo Gandra
Assessoria de Imprensa
Deputado Antônio Carlos Arantes