AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Veja o pronunciamento do Vereador Fábio Curi na primeira Sessão Ordinária de 2014

Grande Expediente – 

Exmo. Senhor Presidente, nobres colegas,
Começo essa sessão legislativa da mesma maneira que terminei 2013, fiscalizando o uso do dinheiro público, formulando requerimentos e cobrando muito o Executivo nos grandes expedientes. Bom, tivemos um recesso grande e muitas coisas aconteceram ou deixaram de acontecer. E aconteceu o que não poderia ter acontecido, o hospital hoje é meramente um pronto atendimento! A administração sabia que a São Camilo iria sair desde o segundo semestre de 2013. Parabenizo muito o empenho do Secretário Helder Vilela, que praticamente sacrificou sua vida particular para atender a agenda de reuniões, sempre buscando solucionar essa questão que é mais importante dessa gestão. Mas amigos, o que mais me impressiona é que o Executivo sabia do encerramento das atividades da São Camilo no hospital há mais de seis meses, e mesmo assim, administrativamente não conseguiu resolver nada!  Contratos com o Estado e o Hospital de São Lourenco não foram realizados porque ninguém sabia que o CNPJ de São Lourenço não poderia ser o mesmo para caxambu! Além disso, seis meses e não conseguimos manter o hospital aberto, hoje é como se fosse um PSF, um simples posto de saúde! Uma vergonha! Nenhum planejamento foi feito. Como deixaram isso acontecer? É preciso voltar as atividades de internação, parto, cirurgia e outros serviços no hospital o mais rápido possível!  Esperávamos uma administração revolucionária, porém estamos há cinco anos na mesma: sem planejamento, sem gestão técnica e administrativa.
Nobres colegas, e nesse recesso, coisas deixaram de acontecer também, tais como: nomeação de Secretário de Finanças, investimentos nos bairros, operação tapa buraco, entre outras. Quando essa gestão ira começar a se preocupar com os moradores dos bairros como o Santa Tereza, o Vila Verde, bairro observatório, Santa Rita, Santa Cruz e os demais? Quando essa gestão, que já esta prestes a começar a cobrar os impostos desse ano, vai retribuir ao povo que pagou o IPTU ano passado? Quando a população caxambuense irá participar e opinar sobre essa gestão? Quando poderemos criticar e cobrar, mas sendo ouvidos e respeitados?
Um ano se passou e nada ate agora! Nenhum grande investimento. Nenhuma obra de grande importância. Nenhuma inovação como foi prometido! Como diz o vereador Clóvis Almeida, eu espero que essa seja a melhor administração da história, mas está difícil!
Volto a falar da necessidade do município firmar um contrato de seguro para o Parque das Águas, além de estudar a possibilidade de se colocar uma ambulância à disposição de quem frequenta o Parque, pois os idosos, jovens e as crianças merecem essa atenção da administração pública. Saúde não é brincadeira! E nem “brincar” de administração.
Espero que o amigo Nei do Bar tome providências à frente da pasta de turismo, providencie as documentações necessárias para garantir o ICMS turístico e recolocar Caxambu como uma rota turística!
Outra coisa que sempre cobro é a situação, que está crítica, da coleta de lixo. Falo sobre a necessidade de se implantar a coleta seletiva e melhorar as lixeiras de nossa cidade. Vejam os nobres colegas o centro de nossa cidade, praticamente sem lixeiras e as que existem estão totalmente danificadas! Uma cidade turística não pode ficar nessa situação!
Por fim, Senhor Presidente, lhe desejo firmeza e autonomia para conduzir os trabalhos legislativos e peço encarecidamente que faça uma reforma e atualização do Regimento Interno e da Lei Orgânica do munícipio. Além disso, peço também que a consultoria legislativa estude a viabilidade de se elaborar um projeto de lei para dar maior transparência e publicidade do dinheiro público. Refere-se esse projeto à obrigatoriedade das entidades, associações e etc, a colocarem placas visíveis à população do recurso que o executivo dispõe para tais.
Encerro minhas palavras de hoje decepcionado com a situação do hospital, pois ainda não acredito que deixaram chegar a esse ponto, citando um artigo da Constituição Federal: “A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação!” – Constituição Federal de 1988, artigo 196.
 Muito obrigado e boa noite a todos!
Vereador Fábio Curi