AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Hospital São Lourenço - HOSPITAL REALIZOU CIRURGIA INÉDITA NA REGIÃO

Hospital São Lourenço
HOSPITAL REALIZOU CIRURGIA INÉDITA NA REGIÃO

No último dia 28 de novembro, o Hospital São Lourenço fez a primeira cirurgia de fechamento de canal arterial da região (em dois recém-nascidos prematuros extremos, com pesos de 900g e 1kg200). O procedimento foi executado pelo cirurgião cardiovascular pediátrico dr. Francisco José Saraiva Lino (Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras) e cirurgião cardiovascular dr. José Ronaldo Junqueira Dias (Hospitais Adventista Silvestre e Unimed-Rio), ambos do Rio de Janeiro/RJ; pelo cirurgião pediátrico dr. Gabriel Dias Pereira Filho e anestesiologista dra. Janaína Pereira Ramires (ambos do Hospital São Lourenço).

De acordo com o dr. Gabriel, o canal arterial é a comunicação existente durante a vida intrauterina,  para manter a circulação do feto. “Em muitos bebês prematuros, tal canal persiste após o nascimento. Em alguns casos ele se fecha espontaneamente mas, em outros, a realização de procedimento cirúrgico para o fechamento do mesmo se faz necessária”, explicou.

Antes, os recém-nascidos da UTI Neo do Hospital que necessitavam desse procedimento eram transferidos para outros centros. “Agora não será mais preciso, já que temos condições de realizar a cirurgia aqui mesmo, com uma equipe preparada para tal”, disse dr. Gabriel.




Ele aproveitou para enaltecer o excelente trabalho da equipe multiprofissional (médicos e equipes de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia) da UTI Neonatal do Hospital São Lourenço, que foi bastante elogiada pelos cirurgiões cariocas. “Com certeza, tal cirurgia é mais um importante avanço no serviço de saúde para a população de São Lourenço e região”, concluiu.

Comunicação HSL