AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Criminalidade no campo é tema de debate público na ALMG

Criminalidade no campo é tema de debate público na ALMG

Evento acontece nesta segunda (1º), organizado pelas Comissões de Segurança Pública e de Agropecuária e Agroindústria.


O crescimento da violência e da criminalidade na zona rural e a busca de alternativas para enfrentar o problema serão discutidos em evento realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (1º/8/16), a partir das 13 horas. O Debate Público Segurança no Campo, promovido pelas Comissões de Segurança Pública e de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, acontecerá no Plenário, com a presença de secretários de Estado e representantes de órgãos de segurança e do Ministério Público.
O crescimento da violência no campo tem sido uma queixa apresentada com frequência à Assembleia. Em uma das últimas reuniões que tratou do assunto, no último dia 28 de junho, a própria Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) verificou um crescimento de 37% do número de furtos na zona rural de 50 municípios localizados nas proximidades de Itaúna, a maioria no Centro-Oeste mineiro. O aumento foi observado entre os meses de janeiro e junho de 2016, em relação ao mesmo período no ano passado.
As ocorrências na zona rural incluem desde pequenos furtos de equipamentos a grandes roubos de gado. Na reunião de junho, no entanto, a PMMG apresentou também algumas medidas para combater o aumento da criminalidade: a intensificação da Patrulha Rural Regionalizada, articulada com a implantação de um trabalho de geoprocessamento das áreas mais afetadas.
Ainda em junho, durante a abertura da Megaleite, a maior feira da agropecuária leiteira do Brasil, o presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, deputado Fabiano Tolentino (PPS), chamou atenção para o problema. Segundo ele, a insegurança no campo é agravada pelo quadro deficitário de policiais nas pequenas cidades e pelo baixo orçamento do Estado para a área.
Ocorrências na zona rural incluem desde furtos de equipamentos a roubos de gado - Arquivo/ALMG
Ocorrências na zona rural incluem desde furtos de equipamentos a roubos de gado - Arquivo/ALMG - Foto: Guilherrme Bergamini
Convidados – Tolentino participa da abertura do evento, ao lado do presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PDT), dos secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, e de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes. Também integram a mesa de abertura o comandante-geral da PMMG, coronel PM Marco Antônio Bianchini; a chefe da Polícia Civil, Andrea Cláudia Vacchiano; e o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt.
O evento conta ainda com uma apresentação do doutor em Sociologia e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública da PUC Minas, Luís Flávio Sapori, seguida de debates. Nessa fase, também participam o prefeito de Barbacena (Região Central do Estado)) e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos Doorgal de Andrada; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões.

Fonte: ALMG
http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2016/07/26_debate_publico_inseguranca_campo.html