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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pesquisa confirma crescimento de São Lourenço

Município tem a segunda maior renda per capita do Sul de Minas

Pesquisa divulgada pela Fundação João Pinheiro, de Belo Horizonte, revela que o município de São Lourenço tem a segunda maior renda per capita do Sul de Minas, atrás apenas de Poços de Caldas. A pesquisa foi feita com base nas informações do Censo do IBGE fechado em 2010. De acordo com os dados, a renda média mensal dos moradores de São Lourenço, em 2010, foi de R$ 954, 65, contra R$ 964,11 de Poços de Caldas.



O resultado deixou São Lourenço à frente de municípios maiores e mais industrializados, como Varginha, Passos, Pouso Alegre, Alfenas, Extrema. “Não é só a renda per capita que mostra o crescimento econômico de nosso município”, diz o prefeito Zé Neto, lembrando que a arrecadação municipal vem registrando evoluções. “É muito fácil perceber esse crescimento em um passeio pela cidade: novas lojas, muitas obras de reforma em estabelecimentos comerciais e hotéis e muito movimento de turistas”, acrescenta Zé Neto.

Um dos principais responsáveis pelo resultado da pesquisa é o turismo, a indústria que mais cresce no mundo. “A captação e inclusão de novos eventos, como o Festival de Inverno e o Congresso de Ecologia tem ajudado a atrair novos frequentadores para a cidade”, avalia o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Sidney Cabizuca.

A infraestrutura oferecida pela cidade também tem atraído novos moradores. São Lourenço é uma cidade pequena, que concentra comércio e serviços de qualidade; dispõe de um bom atendimento de transporte, com ônibus diários para os principais centros do país (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília); é sede do consórcio intermunicipal de Saúde da microrregião, o que garante a oferta de profissionais de saúde de várias especialidades, além de estar se firmando como um pólo de Educação. “As pessoas buscam facilidades e qualidade de vida, e nós temos isso aqui. É como costumamos dizer: viver aqui, faz bem”, conclui o prefeito.

Os números
O diretor de Fazenda do Município, Júlio César Sacramento, disse que a arrecadação total de São Lourenço em 2010 foi de R$ 64.677.417,51, tendo apresentado um crescimento de mais de 10% em relação a 2009. “Em 2011, até agosto, vem apresentando um crescimento de mais de 14% em relação a 2010, sendo que cerca de 30% do total arrecadado refere-se à receita própria”, informou.

De acordo com o diretor, a grande maioria dos municípios do Brasil depende quase que exclusivamente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo que em São Lourenço, em 2010, ele representou pouco mais de 20% de nossa receita.

Para Sacramento, a explicação deste crescimento é, além das transferências federais e estaduais terem aumentado um pouco, o fato de ter sido implantados este ano o novo Código Tributário e uma nova Planta de Valores. “Também intensificamos os trabalhos de fiscalização e cobrança, e, através de muito trabalho de acompanhamento, temos conseguido aumentar ainda mais nossa participação no ICMS”.

Outro ponto importante apontado pelo diretor de Fazenda refere-se aos muitos convênios conseguidos junto aos governos Federal e Estadual. “Só em 2010, as chamadas Receitas de Capital, que são as verbas conseguidas para investimento somaram mais de R$ 5 milhões”, disse. Ele explicou que, com a contratação de empresas para as muitas obras iniciadas, aumentou a oferta de emprego na cidade. “Estamos construindo novos postos de saúde, nova farmácia, calçamento de ruas, e iniciando a construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre outras.

O diretor de Fazenda afirma, porém que o turismo, de fato, é o carro-chefe da economia local. “Mais de 20% do que é arrecadado com o Imposto sobre Serviços (ISS) provém dos hotéis”, informa. Ele lembra que os hotéis cheios movimenta também restaurantes, bares e comércio em geral, resultando também em mais ICMS. “E, como São Lourenço é uma cidade pólo da região, com pessoas trabalhando, estudando, comprando e produzindo aqui., tem chamando a atenção de grandes redes, como Lojas Cem e Casas Bahia, por exemplo”

Fonte: jornal Polêmica S. Lourenço
http://jornalpolemica7.blogspot.com/