AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Diante dos fatos e acontecimentos, tomo a...
José Luiz Fernandes Nogueira 28 de Outubro de 2011 14:26
Diante dos fatos e acontecimentos, tomo a liberdade de reapresentar o texto de meu discurso na ocasião da CPI da Ambulância em Julho de 2010:
Vivemos numa democracia que se baseia nos princípios do governo da maioria, onde os poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário, devem viver de forma independente e harmônica entre si, como afirma nossa Constituição.


No nosso caso, o Legislativo Municipal, ou seja, a Câmara de Vereadores faz a sua parte.


Seja legislando, fiscalizando, debatendo ou buscando o melhor para o município. Aprovando projetos de lei em benefício da comunidade, trabalhando por Caxambu.


Para se ter idéia da dimensão do trabalho, do compromisso e do apoio desta casa, os vereadores desta legislatura aprovaram mais de 90% dos projetos apresentados pelo Executivo. A imensa e esmagadora maioria deles foi aprovada por unanimidade e com celeridade.


O papel da Câmara de Vereadores, assim como do Poder Executivo Municipal, é fundamental para o desenvolvimento do município. Ambos devem caminhar juntos, lado a lado, buscando a união e o melhor para todos os caxambuenses.


Infelizmente, vejo que isso não ocorre em Caxambu. Vejo um descaso por parte do Executivo para com a Câmara de Vereadores, e com isso, um descaso para com o povo de nossa terra, pois, os vereadores são representantes desse povo. A voz do povo é ouvida na casa legislativa. É na casa Legislativa, a casa do povo, onde a população faz suas cobranças e reivindicações, é onde se vive a plena democracia.


A falta de comunicação por parte do Executivo Municipal, e o pior, a falta de interesse em reverter esta situação ocasiona um mal estar em toda nossa comunidade.


Ouvimos da boca miúda que quando a coisa não dá certo na Prefeitura é por culpa dos vereadores. Isso é inadmissível que aconteça !


No ano passado, o município arrecadou mais de 25 milhões de reais, e neste ano a previsão é de 36 milhões. Onde foram ou estão sendo investidos estes recursos ? Não vemos obras e melhorias na cidade. As carências nos diversos setores são visíveis e constantes.


Não há liderança, não há projetos, nem planejamento por parte do Executivo. Suas informações, solicitadas através de ofícios e requerimentos, vêm para esta casa mal respondidas e truncadas. Às vezes sem pé e nem cabeça. O Legislativo e o povo vivem na desinformação.


Não há um vereador representando o Executivo nesta casa. Será porque o Executivo não a considere importante ou porque não há um edil que esteja disposto a ser o representante desta administração ?!


Diante desta situação que nos encontramos, esbarramos em várias denúncias de irregularidades. Esta casa já recebeu várias, e pelo que esperamos em função de nossa experiência, muitas outras, assim como esta que julgamos hoje, irão aparecer, pois, a omissão e a negligência são uma constante na atual Administração Municipal.


Enfim, gostaria de deixar bem claro que se estou aqui como vereador nesta casa é porque centenas de pessoas acreditaram em mim e nas minhas propostas de trabalho. Meu voto será balizado pela probidade, transparência, impessoalidade, pois não tenho nada pessoal contra o Sr. Prefeito ou qualquer membro de sua administração.


Votarei com minha consciência tranqüila e, o mais importante, com a vontade do povo.


(Acho que não há necessidade de dizer que votei pela cassação...)
 
 
Publicado originalmente no Grupo do Jornal Arte3 no Facebook: