AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Projeto cria Conselho Municipal do Esporte e da Juventude
Na “Ordem do Dia” da reunião desta segunda feira dia 10 de junho os Vereadores de Caxambu aprovaram por unanimidade o projeto de Lei 24/2013 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal do Esporte e da Juventude e dá outras providências. O projeto é de autoria do Executivo atendendo reivindicações do vereador Fábio Curi.

TRIBUNA LIVRE

O primeiro a se apresentar na noite foi o cidadão Guilherme Pereira. Ele abordou a situação do Hospital de Caxambu. Lembrou que em 2009 a Sociedade São Camilo já havia buscado o aumento do repasse usando dos mesmos métodos, ou seja, ameaçando fechar o hospital local. Guilherme lembrou que foram seis reuniões para solucionar o problema que culminou na aceitação por parte da Prefeitura no aumento do repasse na época.
Hoje a situação se repete - disse ele cobrando ainda uma contra partida da Sociedade São Camilo no que diz respeito aos planos de investimentos no hospital.
Citou que é uma grande falta de respeito da Sociedade São Camilo agir desta forma e lembrou que muitos caxambuenses fizeram doações para ajudar a construir o prédio para o hospital. Pediu uma solução urgente para o impasse, visto que a Sociedade São Camilo quer aumento do repasse e a Prefeitura alega não ter condições de fazê-lo.
Sugeriu a criação de uma autarquia, de capital misto, com diretor sendo eleito pelo Conselho, nos moldes como funcionam outros hospitais da região. Lembrou ainda que o prédio atualmente pertence à São Camilo que recebeu o mesmo em doação e que falar em desapropriação é falar em altos custos para o município.

Quem também fez uso da palavra foi o Secretário de Administração Sérgio Hannas, comunicando a todos em primeiro lugar uma notificação da EMATER cobrando pagamentos do convênio dos meses de setembro a dezembro do ano passado. Ele explicou que segundo diretores da empresa de extensão rural, caso os pagamentos não sejam realizados a mesma não continuará em Caxambu. Lembrou que o prazo dado para quitar estes débitos anteriores terminou em 31 de maio passado e que a atual gestão ainda não pode arcar com estas despesas, pois tem priorizado saúde e educação. Comunicou ainda que a Prefeitura vai voltar a negociar com a  EMATER para evitar a todo custo que a mesma deixe o município.

Sobre o Hospital o Secretário comunicou à Câmara que o Promotor de Justiça Dr. Estevam Sartorato pediu uma reunião nesta terça feira dia 11 contando com a participação de apenas um representante de cada instituição para uma primeira conversa a fim de solucionar o impasse.

O Secretário disse que o Executivo está preocupado e que todos sabem que a situação é ruim com o hospital nas condições atuais, mas pode ficar pior sem ele.

O Presidente da Câmara vereador Marcos Halfeld questionou qual valor da dívida com a EMATER. O Secretário Hannas afirmou ser de R$ 28.400,00

O Vice Presidente Clóvis Renato falando sobre o hospital disse que é preciso saber como está a questão da escritura do mesmo.  Lembrou que o hospital em Caxambu é um dos quais a Sociedade São Camilo usa para manter a questão da filantropia da instituição. Citou ainda que por diversas vezes os governos Federal e Estadual repassaram verbas públicas ao hospital local e que é preciso saber onde foram investidas. Segundo Clóvis, é preciso que o hospital apresente uma planilha de custos.

Já o Vereador Fábio Curi falou primeiro sobre a EMATER afirmando ter informações de que a atual gestão da Prefeitura também não fez repasses à empresa. Sobre o hospital lembrou que os vereadores estão atentos e que o Deputado Antônio Carlos Arantes protocolou um pedido na Comissão Estadual de Saúde para que a Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizasse uma Audiência Pública para debater a situação do hospital de Caxambu. O Vereador lembrou que a força do Governo do Estado é indispensável. 

GRANDE EXPEDIENTE

Vereador Jean: rendeu homenagem ao falecido vereador Joaquim da Marcon

Vereador Nilton: disse que esteve em reunião com o Secretário de Meio Ambiente do Governo de Minas quando da discussão do tema sobre os resíduos sólidos. No encontro estiveram outros vereadores de Caxambu, o Prefeito Ojandir e Prefeitos da região. O vereador parabenizou pela realização do evento.
Lembrou também que o concurso Miss Terra Brasil será em Caxambu. Parabenizoutambém a festa da Escola Chapeuzinho Vermelho. E lembrou que a operação tapa buracos já chegou ao bairro do Trançador.

Vereador Fábio Curi: pediu para que a empresa de coleta de lixo mudasse o sistema de trabalho, pois os funcionários da mesma passam antes do caminhão, pegam os sacos de lixo e deixam os mesmos nas esquinas até que o caminhão passe para recolher, o que segundo o vereador está facilitando o aumento da sujeira na cidade pois os cães soltos nas ruas atacam estes montes de sacos de lixo.
Relembrou os tempos quando a quadra municipal era local de grandes disputas esportivas e que seria bom que a Prefeitura voltasse a promover competições na mesma.
Mais uma vez citou apoio as Professoras Municipais na questão dos biênios atrasados e pediu que a Câmara implantasse uma Comissão Provisória para estudar a LDO Lei de Diretrizes Orçamentárias. 

Vereador Joaquim: cobrou que a Prefeitura faça uma revisão nas tampas dos bueiros na cidade, pois segundo ele muitos carros afundam as rodas nos mesmos.

Vereador Denilson: lembrou que devido a situação com o hospital de Caxambu é hora da cidade como um todo repensar a saúde no município e como fazer para melhorar a mesma.
Sobre o esporte contou a todos que a cidade receberá verba especial para o setor num trabalho do Secretário de Esportes e com apoio dele e da vereadora Eliane de Freitas.

Vereadora Eliane: lembrou a todos que começou a operação tapa buracos no Trançador.

Vereador Clóvis: disse que espera que a situação do hospital seja resolvida em breve.Lamentou que a Sociedade São Camilo esteja se mostrando mais como uma máquina de consumir dinheiro e que deixa a desejar no atendimento à população.
Prestou homenagem ao falecido vereador Joaquim da Marcon, lembrando que o mesmo esteve por quatro mandatos na Câmara sempre bem representando a população.


Vereador Marcos Halfeld: pediu aos pares que estudem a possibilidade de alteração de horário da reunião da Câmara para as 20:00 hs toda segunda feira e na possibilidade de que as audiências públicas fossem as quartas feiras. As mudanças serão debatidas entre os vereadores para uma definição em consenso.