AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 29 de junho de 2013

Superintendência de Caxambu capacita cerca de 800 educadores sobre intervenção pedagógica e educação integral

Encontro é realizado no município de São Lourenço, uma das cidades que fazem parte da jurisdição da regional de ensino

Cerca de 800 educadores concluem nesta sexta-feira (28)  de uma capacitação promovida pela Superintendência Regional de Ensino de Caxambu, no Sul de Minas. Durante o encontro que começou ontem educadores da rede estadual de ensino são capacitados para o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e para o projeto Educação em Tempo Integral (Proeti), ambos iniciativas da Secretaria de Estado de Educação com foco no ensino fundamental. A capacitação é realizada na Faculdade de São Lourenço, durante todo o dia.
Cerca de 800 educadores são capacitados pela SRE de Caxambu. Foto: Divulgação SRE Caxambu
Cerca de 800 educadores são capacitados pela SRE de Caxambu. Foto: Divulgação SRE Caxambu

“Sentimos um envolvimento muito grande dos participantes. O nosso trabalho esta sendo feito a partir de oficinas e minicursos. Toda a equipe pedagógica da nossa regional está presente para orientar esse público de educadores em relação a sua prática pedagógica”, destaca a diretora da SRE de Caxambu, Dalva Maria Guedes de Freitas Bolzoni Ilha.
Para que todos os educadores da rede estadual e da rede municipal de ensino de São Lourenço pudessem participar da capacitação, a regional do sul de Minas colocou os dias 27 e 28 de junho, como dias escolares. De acordo com o calendário escolar, esses dias são utilizados pelos educadores para revisão e planejamento pedagógico.
A Superintendência Regional de Ensino de Caxambu conta com 45 escolas estaduais que estão distribuídas nos 23 municípios que estão sob sua jurisdição.
Capacitação na SRE Conselheiro Lafaiete
Os diretores de escolas da SRE Conselheiro Lafaiete também foram capacitados hoje. No IV Encontro com Diretores das Escolas Estaduais foram abordados assuntos que os próprios gestores tinham dúvidas. “A informação deve circular e essa é a forma mais efetiva de garantir a qualidade dos serviços prestados para a comunidade”, afirma a diretora da regional, Heloisa Gontijo.
Os assuntos abordados no encontro vieram de demanda dos próprios diretores de escolas. Foto: Arquivo SRE Conselheiro Lafaiete
Os assuntos abordados no encontro vieram de demanda dos próprios diretores de escolas. Foto: Arquivo SRE Conselheiro Lafaiete

Entre os assuntos, estavam, por exemplo, o Reinventando o Ensino Médio, o Transporte Escolar Rural e o Pacto Nacional de Educação. O planejamento do dia D e as avaliações externas também foram assuntos discutidos com os diretores.
Os cursos foram ministrados pela equipe da SRE. As diretoras financeira, educacional e de pessoal, a gerente do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), a supervisora da Divisão de Atendimento Escolar e a própria diretora da SRE passaram informações, ouviram e tiraram dúvidas dos gestores.
A regional procura fazer constantemente reuniões com os diretores, para que informações essenciais cheguem às escolas e eles tenham condições diferenciadas na gestão escolar.