AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 28 de julho de 2013

A FONTE VENÂNCIO - A ÁGUA DO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL

Foto:Portal Descubra Caxambu
Existe no Parque das Águas de Caxambu-MG, entre as Fontes da Nobreza Imperial, uma que leva o nome de um Plebeu : FONTE VENÂNCIO. Alias, existe Outra , que também, não faz parte da Nobreza: Fonte Ernestina Guedes. Outrora: Tereza Cristina.
Mas, tal fato, não retira delas o principal. Ou seja: A comprovação Terapêutica de suas Águas. Não importa, neste caso sejam elas Nobres, Plebeu ou Plebeia. 
O que importa na verdade é o Poder Curativo de suas Águas Minerais. Milenares.
Enquanto, Venâncio Figueiredo foi Figura Ímpar (prospector e construtor do modelo francês de captação das Fontes) , orientado por Dr. Enout e Policarpo Viotti. A segunda, não menos importante foi Matriarca de uma das mais tradicionais Famílias Caxambuenses, de origem do Além Mar (Portugal), os Guedes. O Solar dos Guedes está lá na Praça Alfredo Pinto, como testemunha temporal, com sua arquitetura Majestosa de Assobradado Barroco/Português. 
Uma indicada para os males da pressão arterial, enquanto a outra, não menos nobre é remédio salutar para a cicatrização de feridas, muito rica em enxofre. 
Com certeza, as Duas Fontes são Curativas.
Mas, falo agora, não dos tempo idos de outrora. 
Nem de memoria passada. 
Falo de tempos atuais, do Hoje. 
Sou agora, testemunha do Milagre das Águas.
Não quero abrir polêmica sobre quem seja nobre ou plebeu. 
Falo de benefícios. 
E, não discuto conveniências políticas.
E, é por isso, que peço respeito. 
Não a mim, mas a Soberania de Nossas Águas Minerais.
Não minhas, nem suas. 
Mas, Nossas Águas Minerais.
As Águas Santas e Virtuosas de Caxambu - MG.
Não sou médico, terapeuta, químico ou biólogo .
Sou sim, observador atento do meu Tempo.
Minha aventura por esta área foi em 1988, a coordenação de um Trabalho sobre a Terapêutica das Águas Minerais. 
Como advogado me escudei no conhecimento de profissionais da área técnica. No saudoso Dr. Abelardo de Sá Guedes ( um dos renomados crenólogos da época), Dr. José Eduardo Petri (Médico e Professor -São Paulo - SP), Dr. José Celso Garcia ( Médico e Ex-prefeito de São Lourenço), Dr. Fernando Antônio Mourão Flora (Médico Psiquiatra - Ex- Diretor das Thermas Antônio Carlos em Poços de Caldas - Neto do Saudoso Prof. Médico Dr. Benedicttus Mourão autor do compêndio de Terapêutico das Águas Minerais) , João Eduardo Lício (Bioquímico Caxambuense formado pela Histórica Faculdade Escola de Minas, em Ouro Preto), o saudoso Prof. Antônio Nogueira Marques (Farmacêutico Caxambuense e Professor na extinta Escola de Comércio de Caxambu), além do assessoramento do amigo Dr. René Meirelhes (engenheiro, à época Presidente da sociedade Brasileira de Termalismo e Diretor da Extinta Perrier, em São Lourenço).
Desse encontro editamos em 1988/99, com a gentil contribuição dos Ex-prefeitos de Caxambu Isaac Rosental e MarcusNagib Gadbem, uma Brochura intitulada: O PODER CURATIVO DAS ÁGUAS MINERAIS. Nela estão os trabalhos vencedores do Iº Concurso de Monografias sobre o Poder Terapêutico das Águas Minerais. O verdadeiro Renascimento do Termalismo. à época reunimos em Caxambu, no encontro das Águas, Prefeitos de todas as Estâncias de Minas: Isaac Rosental (Caxambu - MG, Prefeito Anfitrião) Marcílio Botti (Lambari - MG), Afrânio Amaral (Patrocínio - MG), o saudoso Dr.Antônio de Almeida de Oliveira (Cambuquira - MG). Além de professores e Reitores das Principais Universidades e Escolas de Medicina, Médicos e fisioterapeutas. A Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Faculdade de Medicina de Vassouras - RJ, a Faculdade de Medicina Teresópolis - RJ, Barbacena - MG e outras tantas Estaduais e Federais.
Os trabalhos premiados pela ordem foram O Poder Terapêutico das Águas Minerais e Medicina Natural - Aplicação Terapêutica das Águas Mineriais - Autora: Solange Moraes Sanches, estudante de Medicina da Faculdade de Sorocaba, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP; A Terapêutica das Termal e as patologias Psicossomáticas - Autor: Fernando Antônio Mourão Flora , Médico Psiquiatra e, A Fonte Eterna da Juventude Ou o Poder Terapêutico Das Águas Minerais, do Engenheiro Civil, Maurício Tosi Ferreira Lemos, de São Paulo .
Passaram-se os anos.Quase 25 anos passados.
Hoje, quando meu pai é portador do Mal de Alzheimer, há um ano estando em minha companhia e há seis meses frequentando diariamente o Parque das Águas, vou revelar um Milagre.
Não desses que cotidianamente a TV apresenta sensacionalisticamente em seus Programas Religiosos Dizimáticos.
Não falo de Cura, pura e simples. Pois, não sou médico, nem tenho comprovação científica sobre o fato.
Falo de controle, Simples controle de pressão arterial. 
Meu pai como todo portador do Mal de Alzheimer sofre de ansiedade. Desconfio (não afirmo) , que ansiedade tenha lá ligações com a pressão alta. Se não estiver certo, os entendidos e técnicos me corrijam por favor.
Mas denoto que a partir de um tempo em que meu pai vem fazendo o uso daas Águas da fonte Venâncio, cuja terapêutica é o controle da pressão arterial, ele baixou sensivelmente a pressão. Vem dormindo, há mais de 15 dias, sem uso de medicamentos (Rivotril - Clonazepam). 
Dorme, sem o uso deste medicamento. Que após comunicação ao seu médico passei a suspender.
O progresso é notável, principalmente para quem, como observador e cuidador o acompanha diuturnamente.
Não quero afirmar, pois, a doença do Alzheimer é surpreendente. 
Nos prega peças. Hoje o paciente é uma pessoa. Amanhã, com certeza é outra.
Reafirmo, que não quero e, não desejo levantar polêmica sobre este fato percebido por mim, sem qualquer comprovação científica.
Mas, devo confessar que alguma coisa para melhor mudou nele.
Se for útil a alguém meu testemunho pessoal. 
Que façam bom proveito dele.