AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 9 de julho de 2013

Municípios do Circuito das Águas se unem para acabar com os lixões
Caxambu, Bependi, Conceição do Rio Verde e Cruzília formarão Consórcio Intermunicipal de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos

Imagem meramente ilustrativa - foto: lixo.com.br
Mais quatro municípios do Sul de Minas, integrantes do Circuito das Águas, decidiram se unir para gerenciar a destinação final dos resíduos sólidos, acabando de vez com os lixões a céu aberto da região. Para isso, os prefeitos das cidades de Caxambu, Bependi, Conceição do Rio Verde e Cruzília, assinaram, nesta terça-feira (9), Termo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). O objetivo é elaborar o Consórcio Intermunicipal de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos.

O acordo vai beneficiar uma população de 67,5 mil pessoas, responsáveis pela geração de 20,3 mil toneladas de resíduos por ano. A assinatura do documento marca o início da formatação do consórcio, que pretende unir os municípios a fim de encontrar soluções para os problemas relacionados à destinação final do lixo na região.

A cooperação entre os municípios também é uma alternativa mais econômica para as prefeituras, que vão poder dividir os gastos de construção e operacionalização dos empreendimentos necessários para extinguir os lixões.

O secretário da Sedru, Bilac Pinto, destacou a importância dos municípios participantes. “Com a conscientização dos prefeitos dessas cidades, hoje damos um passo importante para eliminar os lixões da região, que tem relevante importância turística e ambiental no Estado”, disse.

O prefeito de Caxambu, Jurandir Belini, assinalou que a formação do consórcio foi a alternativa encontrada para que os municípios possam se adequar à legislação federal que determina que todas as cidades brasileiras façam a destinação correta dos resíduos sólidos de forma a partir de agosto de 2014. “Nós, prefeitos, estamos unidos e correndo contra o tempo para solucionar o problema”, salientou.

Com a assinatura do termo de cooperação, o Sul de Minas chega à marca de nove consórcios intermunicipais em andamento, atendendo 59 cidades da região.

Estado de Minas