AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Farmácia de Minas

SES inaugura Farmácia de Minas Integrada em São Lourenço

Na tarde desta sexta-feira, dia 5, a secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, inaugurou mais uma unidade da Rede Farmácia de Minas Integrada, desta vez em São Lourenço. Destinadas para cidades que possuem população entre 30 mil e 100 mil habitantes e que sejam sede de Superintendência Regional de Saúde (SRS), Gerência Regional de Saúde (GRS) e Microrregião de Saúde, a nova unidade ‘integrada’ vai atentar à demanda de 280 mil mineiros espalhados pelos 23 municípios da microrregião. Com investimento de R$ 270 mil e abrange três componentes da Assistência Farmacêutica: medicamentos Básico, Estratégico e de Alto Custo, num total de aproximadamente 450 itens disponíveis. Em uma estrutura física de 200m², que conta com ampla recepção para até 18 pessoas sentadas, seis guichês de atendimento e banheiros, o acompanhamento especializado será feito por dois farmacêuticos atuando como responsáveis técnicos, durante 40 horas semanais, além de quatro técnicas de enfermagem e duas agentes administrativas.
Durante a solenidade de inauguração, que reuniu cerca de 150 pessoas entre cidadãos e autoridades, o secretário Saúde, Antônio Jorge, fez um panorama entre a assistência farmacêutica em 2003, no início do ciclo do Governo atual e hoje. “Havia somente 35 medicamentos pradronizados e atualmente são 150 medicamentos. A distribuição de medicamentos há 10 anos era de 290 milhões de unidades farmacêuticas (comprimidos, etc) ao ano, hoje são cerca de 3,3 bilhões de unidades. É um grande avanço e um êxito enorme, mas ainda estamos no meio do caminho e rumo a mais melhorias na saúde pública de São Lourenço e de Minas”. Antônio Jorge finalizou ressaltando que espera voltar à cidade para inaugurar a Farmácia Verde, “aqui a assistência farmacêutica terá uma ousadia muito grande em medicina fitoterápica”.

Já o secretário Municipal de Saúde e presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSESMG, Mauro Junqueira, disse que há muito tempo a população clamava por uma nova farmácia onde, além de maior elenco de medicamentos, haja abrigo do sol, da chuva, menos fila. “E é isso que essa nova farmácia representa: um espaço amplo, onde as pessoas podem aguardar por atendimento com conforto. Aqui, os farmacêuticos estarão presentes em horário integral acompanhando todo o processo de dispensação do medicamento e da assistência farmacêutica. Além disso, São Lourenço será uma das primeiras cidades a contar com a Farmácia Verde, uma iniciativa que visa a produção e distribuição de fitoterápicos, atendendo toda a microrregião”,
Participaram, ainda, o prefeito de São Lourenço, José Sacido de Barcia Neto, o Deputado Federal, Bilac Pinto, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Margarida Taveira Carneiro, a superintendente Regional de Saúde de Varginha, Mabelle de Barros Leite Nogueira, o presidente da Câmara de São Lourenço, Claudinei Alves, entre outras autoridades.


Visitas em São Lourenço

Além de participar da Reunião de Implantação da Rede de Urgência e Emergência (SAMU) da Macrorregião Sul com cerca de 530 pessoas, e da Inauguração da Farmácia de Minas Integrada, Antônio Jorge ainda fez duas visitas em estabelecimentos de saúde locais. O primeiro foi para visualizar o andamento das obras da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do município, que deve ser inaugurada em meados do próximo ano e conta com investimentos da SES na ordem de R$ 5, 3 milhões. Em seguida, visitou também a Casa de Apoio à Gestante de Alto Risco e Puérpera (CAGEP), ligada ao Hospital São Lourenço. Destinada ao acolhimento e acompanhamento de gestantes e puérperas que necessitem de acompanhamento, mas não necessariamente dentro do ambiente hospitalar, a residência humanizada tem capacidade para 12 gestantes residirem.

Cidadão honorário

Logo mais, às 20h, Antônio Jorge também será agraciado pela Câmara Municipal do município, que promove reunião solene para entrega de Título de Cidadão Honorário de São Lourenço. O evento acontece no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
Por Guilherme Torres