AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 9 de julho de 2013

Programação do Festival Mundial de Circo - Caxambu 2013


Em 2013 o Festival Mundial de Circo “arma a lona” em Caxambu/MG

O Festival Mundial de Circo iniciou a sua trajetória em 2001 reunindo em Belo Horizonte/MG, artistas brasileiros e de vários cantos do mundo para celebrar o circo. A partir de 2013 o evento arma o picadeiro em Caxambu/MG para transformá-la na “Cidade Oficial do Circo no Brasil”! Espetáculos circenses, show, oficinas, exposições e mostra de filmes invadem ruas, praças e parques da cidade.




A PROGRAMAÇÃO É INTEIRAMENTE GRATUITA
Participe!


Programação:

Cortejo de abertura- O Circo chegou!
São palhaços, malabaristas, pernas de pau e acrobatas. As tradicionais charretes de Caxambu também estão presentes no cortejo de chegada do Festival Mundial de Circo!
Dia: 23 de julho, terça-feira Horário: 17h30 Local: Saída da Praça 16 de Setembro.

Circo Zanni (Brasil) – Espetáculo: “Circo Zanni”


Paulo Barbuto 4Em seu mais novo espetáculo, o Circo Zanni recebe o público em sua casa, literalmente. No picadeiro, objetos como pratos, sofá, cadeira, abajur, mesa, espelhos, são utilizados nos números. A plateia pode conferir palhaçadas e gags cômicas, equilíbrio no arame, acrobacias, malabarismos, coreografias e números aéreos, trapézio e equilíbrio de prato.

O público não assistirá apenas a um espetáculo de circo. Serão recebidos como se fossem visitas dos anfitriões do Zanni. A alegria de uma celebração em harmonia com o prazer da superação. Este é o Circo Zanni!

CONCEPÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA: Domingos Montagner. ELENCO: Bel Mucci, Daniel Pedro, Erica Stoppel, Luciana Menin, Maíra Campos, Marcelo Lujan e Pablo Nordio. CONVIDADOS: Nereu Afonso, Ronaldo Aguiar, Sandro Fontes.

Dias : De 23 a 26 de julho – de terça-feira a sexta-feira Horário: 19h Local: Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi.

Atenção: As senhas serão distribuídas 1hora antes do espetáculo. Lotação máxima da lona: 400 lugares.

Circo Amarillo (Argentina/Brasil) – Espetáculo: “Clake”


Circo Amarillo espetáculo Clack“Clake” é um espetáculo cômico que acentua o trabalho da dupla argentina Marcelo Lujan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria cômica física e musical. Uma ótima experiência de sonoridade e circo que diverte o público de todas as idades.

Com: Marcelo Lujan e Pablo Nordio. Direção: Domingos Montagner. Dia: 24 de julho, quarta-feira Horário: 12hLocal: Calçadão.


Grupo Trampulim (Brasil) – Espetáculo “ Uma Surpresa para Benedita”


Grupo Trampulim fotos de Andre Fossti 2Sabonete e Benedita são grandes companheiros, mas quando se reúnem no mesmo espaço, é certo que alguma confusão vai acontecer. Nesse espetáculo, Sabonete quer preparar um jantar surpresa para Benedita, mas precisa da ajuda dela. Está tudo certo, mas os imprevistos impedem que o evento aconteça da maneira planejada. As situações, quase absurdas, se transformam a cada momento e o jantar surpresa vai, aos poucos, dando errado.

Abordando as relações de amizade e amor, “Uma surpresa para Benedita” fala do cotidiano de maneira simples e bem humorada. Utilizando um amplo repertório de gestos, técnicas circenses e improvisações, o espetáculo cria uma atmosfera de intimidade com a plateia.

Concepção e atuação: Adriana Morales e Tiago Mafra. Direção: Rogério Sette Câmara

Dia: 24 de julho, quarta-feira Horário: 17h Local: Escadaria da Igreja Santa Isabel.

Dia: 25 de julho, quinta-feira Horário: 16h Local: Centro Educacional Infantil Santa Tereza



Turma do Biribinha (Brasil) – Espetáculo: “APalhassadamuzikada…Uma Sinphonia Engrassada”


palhassada 6Este é um espetáculo criado a partir da linha do Circo Teatro e do palhaço nordestino. Com a ajuda do público os palhaços Biribinha e Pipoca desenvolvem números musicais  inusitados permeados por esquetes e gags do palhaço tradicional. A participação da plateia é fundamental, os espectadores executam a música em instrumentos inimagináveis e todos juntos fazem da ‘PALHASSADAMUZIKADA’ uma Sinfonia Engraçada!

Com: Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha) e Seliane Silva.

Dia: 25 de julho, quinta-feira Horário: 12h Local: Calçadão.

Dia: 26 de julho, sexta-feira Horário: 18h30 Local: Praça João Pedro da CunhaBairro Caxambu Velho.



Circo Amarillo (Argentina/Brasil) – Espetáculo: “Experimento Circo”


Circo-Amarillo_-Experimento Circo 3No espetáculo “Experimento Circo”, três personagens se juntam para dar vida a uma série de números circenses utilizando a linguagem popular do circo de rua. Teatro, música, dança e técnicas circenses como arame, malabarismo, diabolô, mão-a-mão, fogo e acrobacias são utilizados na apresentação,  gerando uma grande cumplicidade com o público.

Com: Marcelo Lujan , Pablo Nordio e Luciana Menin

Dia: 26 de julho, sexta-feira Horário: 15h Local: Calçadão.



Espetáculo: “Na Esquina” (Brasil/Bélgica)


Espetáculo Na Esquina 2“Na esquina” é um espetáculo que representa muito bem a nova geração de artistas circenses. Inteligente e divertido, prima pela técnica apurada e versatilidade dos integrantes, além de valorizar o coletivo. Mastro chinês, mão a mão, trapézio fixo, malabares, lira. Todas as disciplinas circenses podem ser praticadas ao mesmo tempo na cena, o que demanda polivalência de cada artista e presença cênica durante todo o espetáculo. O objetivo é acordar o olhar do público para  detectar a linguagem física do espetáculo.

Elenco: Clarice Gomes Panadés, Diogo Dolabella, Pauline Hachette ,Pedro Gonçalves Guerra, Liz Braga Guimarães, Roberta Mesquita. Colaboração:Maurico Leonard e Rogerio Sette Camara.


Dia: 26 de julho, sexta-feira Horário: 17h30 Local: Quadra Rua Plínio Mota.


Tortell Poltrona (Espanha) – Espetáculo: “Postclássic”


FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO DO BRASIL 2008O espetáculo Postclássic reúne os melhores números do repertório do palhaço espanhol Tortell Poltrona, um dos pioneiros na Europa na renovação do palhaço. Um personagem entra em cena para conquistar o espectador com a capacidade de converter em verossímil a mais insólita das propostas. Reconhecido por ser um palhaço “carismático e terno”, Tortell possui doses de inocência e travessura.










Dia: 27 de julho, sábado Horário: 19h Local:Parque das Águas.

Dia: 28 de julho, domingo Horário: 15h Local: Escadaria da Igreja Santa Isabel.


Cia A Base (Brasil) – Espetáculo “As Mulheres do Sol e o Balão”


CIA-BA~1As mulheres do sol é um espetáculo que integra dança vertical, circo, teatro e esportes, mostrando bailarinas aéreas superando os limites da gravidade voando num balão a 20 metros de altura. O espetáculo conta a história da primeira mulher voadora no Brasil. Para isso, Maria Aida, contrata um inventor do século XVIII que cria uma máquina capaz de voar!




Texto, concepção e direção: Cristiano Cimino Elenco: Laíz Latenek, Mariana Taques,Suzi Arruda, Sergio Avante, Felipe Montanari ou Luiz Ramalho.Dia: 27 de julho, sábado Horário: 11h Local: Em frente ao Ginásio Jorge Curi.


Cia. Carroça de Mamulengos (Brasil) – Espetáculo “Pano de Roda”


Carroça de Mamulengos foto de Mauro KuryO espetáculo “Pano de Roda” apresenta a passagem de um circo itinerante por uma cidade pequena. Enquanto a dona do circo enfrenta o desafio de sobreviver com a sua trupe e a sua arte, uma dupla de desocupados querem se dar bem e uma menina sonha em ser uma grande artista. Ensaiar e conseguir novos números para integrar sua companhia e assim reunir uma grande plateia é o desafio da dona do circo, que conta com um grande elenco formado pelo encarregado, a dançarina, o marceneiro e a auxiliar de “faz tudo”. Juntos eles desejam reviver seus tempos de glória!

A Companhia Carroça de Mamulengos é uma das principais companhias de arte popular do Brasil.  É formada há 35 anos por uma família de brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços.

Concepção: Cia Carroça de Mamulengos. Brincantes: Schirley França, Francisco Gomide, Elen Carvalho, João Gomide, Matheus Gomide, Pedro Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide. Músicos:Beto Lemos e Maria Gomide.

Dia: 28 de julho, domingo Horário: 11h Local: Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi.

Atenção: As senhas serão distribuídas 1hora antes do espetáculo. Lotação máxima da lona: 400 lugares.



Marisa Orth – Show “Romance Vol. II”


Marisa Orth 1Virada de 12 para 13 de junho. Dia dos namorados, e também, dia de santo casamenteiro. Para os necessitados, é momento místico – o dia em que se faz simpatia para desencalhar e para arrumar marido. Dia de prece fervorosa para esquentar a relação, para ter bom amante. Quer data melhor para estrear um Romance?A atriz e cantora Marisa Orth pensou o mesmo… E não deixou barato não! Decidiu que só uma velinha era “coisa pouca” para Santo Antônio, e resolveu logo montar um Show! Conquista, paquera, altos e baixos, fundo do poço. Descontraído, o show trás tiradas impagáveis sobre o universo amoroso, abordando os picos emocionais das relações e “cutucando” extremos com naturalidade. No repertório, canções que vão de Hildon a Tim Maia, de André Abujamra a Erasmo Carlos, passando por Rita Lee, Roberto Carlos, Secos e Molhados e tantos outros que traduzem em suas composições as dores e delícias de uma história de amor.

Romance Vol.II serve para cantar, para ouvir, para dançar, lembrar de amor e rir (de preferência, de nós mesmos!). Com: Marisa Orth. Banda: Alê Prade (teclados), Carneiro Sândalo (bateria), Hugo Hori (sopros), Marcos Camarano (guitarra) e Paulo Bira (baixo).Direção: Natália Barros.

Dia: 27 de julho, sábado Horário: 21h Local: Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi.

Atenção: As senhas serão distribuídas 1hora antes do espetáculo. Lotação máxima da lona: 400 lugares.



Grupo Galpão (Brasil)- Espetáculo “Os Gigantes da Montanha”.


Os Gigantes da Montanha_1293_20130513_0831Obra póstuma e inacabada, a peça é uma fábula que celebra a arte do teatro a partir da história de uma companhia  decadente que acaba sendo destroçada  ao tentar representar seu último espetáculo diante de um estranho público: os misteriosos gigantes, isolados habitantes de uma longínqua  montanha. Texto teatral mais longamente trabalhado por Pirandello, “Os gigantes da montanha” encerra uma síntese da melhor poesia e das mais contundentes questões em torno da vida e da arte.

O espetáculo alia teatro clássico e popular, música executada e cantada ao vivo pelos próprios atores e uma encenação alegórica recheada de magia e encantamento da arte popular mineira, congados e festas folclóricas.

De: De Luigi Pirandello. Direção: Gabriel Villela. Com: Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara. Atores Convidados: Luiz Rocha e Regina Souza. O Grupo Galpão tem o patrocínio exclusivo da Petrobras.

Dia: 28 de julho, domingo Horário: 18h Local: Palco próximo a Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi.

  • Cortejo da Cia. Carroça Mamulengo

Palhaços e brincantes ocupam as ruas de Caxambu! Dia: 27 de julho, sábadoHorário: 10h Local: Saída da Praça 16 de Setembro.

  • Ponto de Encontro

O Ponto de Encontro do Festival Mundial de Circo será no Parque das Águas. Comida gostosa e boa música em um espaço especialmente ambientado! De 23 a 27 de julho, sempre  aberto a partir das 18horas.

  • Mostra de Filmes

O Festival Mundial de Circo preparou uma programação especial de filmes em que o CIRCO é o tema central. De 24 a 26 de julho no Cine Caxambu sempre às 14h.

  • Oficinas – Oficinas gratuitas de palhaço, perna-de-pau, brinquedos populares e de produção cultural.

E ainda, em qualquer canto da cidade …..

- O Homem Banda: Quando ao longe se escuta um harmonioso acordeon acompanhado de chocalhos, pratos, bumbos e apitos… E imagina-se que aí vem a banda! E vem mesmo, mas não uma banda comum e sim uma banda inteira, orquestrada apenas por um homem só! Com: Cia. UmPédeDois.

-Cirk In: Cirk In é um baú de magia na garupa da moto! O público é convidado a visita-lo pelo buraco da fechadura! São histórias em formato “lambe-lambe” nas quais são apresentadas, intimamente, personagens que compõem o universo do circo. Direção: Tião Vieira. Texto Dramatúrgico: Fernando Limoeiro. Concepção do projeto e Manipulação: Giselle Fernandes

  • Outras Informações sobre o Festival: 31 – 3225-7521

e-mail: contato@festivalmundialdecirco.com.br