AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Acessibilidade

 Três Corações sem Degraus






Conheça a história e o trabalho do grupo aberto que está modificando a cultura de acesso à cidade e venha colaborar conosco!




*5ª reunião aberta: quarta-feira, 19h00, na Câmara Municipal*

O grupo Três Corações sem Degraus nasceu no final do último mês de maio, de um conjunto de gestos republicanos. Tudo começou quando o blogueiro tricordiano Maycon Emerson publicou uma carta aberta sobre as condições de acessibilidade em Três Corações. Via redes sociais, o link chegou ao vereador Dr. Maurício Gadbem, que combinou uma visita ao blogueiro. Na conversa, Dr. Maurício sugeriu que Maycon apresentasse sua carta aberta aos vereadores na Tribuna Popular da Câmara Municipal.

Enquanto não chegava a data da leitura de Maycon na sessão solene foram mantidos diálogos paralelos com pessoas e instituições ligadas ao universo da acessibilidade, em Três Corações e Belo Horizonte. A empresária e cadeirante tricordiana Maria Emília Vilela aceitou o convite de Dr. Maurício para acompanhar Maycon na Tribuna Popular. Quando a noite da sessão (24/6) veio, o pequeno grupo já havia decidido se unir para realizar, em agosto (24), uma passeata tricordiana por acessibilidade: o que foi anunciado após a leitura das cartas abertas. Três dias antes, Dr. Maurício foi à Belo Horizonte participar de um encontro mineiro sobre Direitos Humanos dirigido a vereadores: de lá, ele trouxe para a reunião 4 vídeos de incentivo à sociedade organizada por acessibilidade, com depoimentos de autoridades nacionais e estaduais no assunto: de lá, ele trouxe para a reunião 4 vídeos de incentivo à sociedade organizada por acessibilidade, com depoimentos de autoridades nacionais e estaduais no assunto (ver nos link´s abaixo)

A partir daí, foram quatro reuniões consecutivas (quar., 19h, na Câmara) e que atraíram, paulatinamente, o interesse dos principais órgãos, entidades e pessoas comprometidas com a atenção à pessoa com deficiência em Três Corações (TC): APAE*, NAE*, CAP*, FHEMIG*, UTAM*, COPED*, ATRIA, SEDESO*, ATS*, TNT*, *Secretaria de Saúde, e outras.
Das reuniões nasceram propostas políticas que deram a dimensão de urgência da implantação do transporte porta-a-porta para garantir o acesso à saúde e educação para deficientes tricordianos com alto grau de comprometimento e severidade, o acesso gratuito a toda área de Zona Azul de estacionamento para deficientes e idosos, a fixação por Lei da prestação dos serviços de inclusão escolar que transformaram Três Corações em referência Estadual no ramo, além de outras propostas.

Na última reunião (17/7), o grupo entrou em acordo com representantes da Secretaria de Saúde para iniciar imediatamente, a partir de hoje (22/7), a triagem de todos os deficientes tricordianos atendidos pelo Programa de Saúde da Família (PSF). A ação será importante porque a área abrangida pelo PSF (65% do município) é precisamente aquela em que estão as pessoas socialmente e economicamente mais vulneráveis. O acordo precipitou o início dos estudos necessários à implantação do passe livre para deficientes e servirá de base de dados para comunicações do grupo Três Corações sem Degraus. Na reunião ficou decidido que o cadastro será de domínio público para fins de Políticas Públicas.

A parceria com as equipes de PSF para acesso aos deficientes tricordianos mais necessitados prova que o Três Corações sem Degraus está acima de interesses partidários: o movimento é a maior expressão da  Democracia Participativa em Três Corações. 
Participe da nossa próxima reunião aberta: será quarta-feira (24/7), às 19h00, na Câmara Municipal: você também pode nos ajudar a chegar até os deficientes tricordianos, basta adicionar as informações deles no cadastro online abaixo.

Três Corações sem Degraus é + inclusão escolar + transporte adaptado + acessibilidade + respeito ao próximo + participação popular na política

Formulário simples para cadastramento de deficientes tricordianos

Comunidade Virtual no Facebook - TC sem Degraus

Outros endereços de internet ligados ao grupo
Blog Vida de Cadeirante,de Maycon Emerson

Diário de um Vereador

*Instituições e entidades tricordianas que aderiram ao grupo
AEE – Atendimento Educacional Especializado (SEDUC)
AmoTC – Movimento Popular de acompanhamento político
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Atria – Associação tricordiana de atenção aos autistas
ACITC – Associação Comercial e Industrial de Três Corações
AST – Associação dos Skatistas Tricordianos
CAP – Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência (SEDUC/Estado)
COMPED – Conselho Municipal da Pesssoa com Deficiência
FHEMIG – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (reabilitação)
NAE – Núcleo de Atendimento Especializado (SEDUC)
Sedeso – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Seduc – Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Saúde
Setor de Fiscalização de Obras do Município
TNT Mega Store – Loja tricordiana referência em acessibilidade

Vídeos produzidos pelo grupo
Maycon Emerson na Câmara:

Kátia Ferraz – Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência

Ana Lúcia Oliveira – Vice-Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência

Biel Rocha – Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Elias Oliveira – Coordenador Nacional do Plano Viver sem Limites

Ana Lúcia Gazolla – Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais