AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 18 de julho de 2013

FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2103 EM CAXAMBU

FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2103 
EM CAXAMBU

Na programação, atrações nacionais e internacionais com entrada franca



Caxambu, cidade mineira do Circuito das Águas, vai sediar o Festival Mundial de Circo 2013. Durante três anos, ela será aCidade Oficial do Circo no Brasil, aliando diversão e arte, e de 23 a 28 de julho apresentará uma programação intensa e gratuita. Artistas brasileiros e de outros países vão armar o picadeiro para apresentações de espetáculos, shows, oficina, exposição, mostra de filmes e um Ponto de Encontronas praças e parques da cidade, tudo com entrada franca.

Artistas e grupos como Circo Zanni, Circo Amarillo, Tortel Poltrona, Grupo Galpão e Marisa Orth participam de uma agenda especialmente idealizada para o Festival Mundial de Circo 2013 em Caxambu.

O grande cortejo “O Circo Chegou” vai marcar a abertura da programação no dia 23 de julho, às 17h30, com saída da Praça 16 de setembro, formado por palhaços, malabaristas, pernas de pau e acrobatas, além das tradicionais charretes de Caxambu.

Também na abertura do dia 23, às 19h tem a primeira apresentação do espetáculo Circo Zanni, com direção de Domingos Montagner, na lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi - as senhas serão distribuídas 1hora antes do espetáculo. Lotação máxima da lona: 400 lugares.

A partir das 18h começa a funcionar o Ponto de Encontro no Parque das Águas.

Na programação do Festival Mundial de Circo 2013, Brasil, Espanha, Argentina e Bélgica estarão representados nas seguintes atrações:
Circo Zanni (Brasil) – Espetáculo: “Circo Zanni”
Circo Amarillo (Argentina/Brasil) – Espetáculo: “Experimento Circo”
Grupo Trampulim (Brasil) – Espetáculo “ Uma Surpresa para Benedita”
Turma do Biribinha (Brasil) – Espetáculo: “APalhassadamuzikada...Uma Sinphonia Engrassada”
Circo Amarillo (Argentina/Brasil) – Espetáculo: “Clake”
Tortell Poltrona (Espanha) – Espetáculo: “Postclássic”
Cia A Base – Espetáculo “As Mulheres do Sol e o Balão”
Cia. Carroça de Mamulengos (Brasil) – Espetáculo “Pano de Roda”
Espetáculo: “Na Esquina” (Brasil/Bélgica)
Grupo Galpão (Brasil)- Espetáculo “Os Gigantes da Montanha”.
Marisa Orth – Show “Romance Vol. II”

ATRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS


Espetáculos


Dirigido por Domingos Montagner, o espetáculo “Circo Zanni” vai divertir e encantar a plateia com os números tradicionais do circo e a utilização lúdica em cena de objetos do cotidiano. O espetáculo “Experimento Circo”, do Circo Amarillo, vai apresentar a linguagem popular do circo de rua, aliando teatro, música, dança e técnicas circenses. O Grupo Trampulim vai apresentar o espetáculo “Uma Surpresa para Benedita”, em que os palhaços Sabonete e Benedita vão aprontar mil confusões na preparação de um jantar. O espetáculo “APalhassadamuzikada...Uma Sinphonia Engrassada”, da Turma do Biribinha, une o circo teatro, o palhaço nordestino e instrumentos inimagináveis para uma sinfonia contagiante. OCirco Amarillo trará também o espetáculo “Clake”, com uma dupla argentina de palhaços excêntricos musicais.

O espetáculo “Postclássic”, do Tortell Poltrona, reúne os melhores números do repertório do palhaço espanhol Tortell Poltrona, um dos pioneiros na Europa na renovação do palhaço. ACia A Base traz “As Mulheres do Sol e o Balão”,espetáculo que integra, dança vertical, circo, teatro e esportes, mostrando bailarinas aéreas superando os limites da gravidade voando num balão a 20 metros de altura.“Pano de Roda” é o espetáculo da Carroça de Mamulengos, uma das principais companhias de arte popular do Brasil, formada há 35 anos por uma família de brincantes. “Na Esquina” é espetáculo que representa a nova geração de artistas circenses, em que várias técnicas são praticadas ao mesmo tempo na cena.
O Grupo Galpão vai apresentar seu novíssimo espetáculo “Os Gigantes da Montanha”, que marca o novo encontro com o diretor Gabriel Villela, que alia teatro clássico e popular, música executada e cantada ao vivo pelos próprios atores e uma encenação alegórica recheada de magia e encantamento da arte popular mineira, congados, festas folclóricas e personagens populares.

Show
Outra atração que vai divertir a plateia é o show“Marisa Orth – Show “Romance Vol. II”. Descontraído, o show trás tiradas impagáveis sobre o universo amoroso, abordando os picos emocionais das relações e “cutucando” extremos com naturalidade. No repertório, canções que vão de Hildon a Tim Maia, de André Abujamra a Erasmo Carlos, passando por Rita Lee, Roberto Carlos, Secos e Molhados e tantos outros que traduzem em suas composições as dores e delícias de uma história de amor.

Outras Atrações
Cortejo da Cia. Carroça Mamulengo - Palhaços e brincantes ocupam as ruas de Caxambu.

Ponto de Encontro - O Ponto de Encontro do Festival Mundial de Circo será no Parque das Águas. Comida gostosa e boa música em um espaço especialmente ambientado.

Mostra de Filmes -
O Festival Mundial de Circo preparou uma programação especial de filmes em que o CIRCO é o tema central.
Oficinas - Oficinas gratuitas de palhaço, perna-de-pau, brinquedos populares e de produção cultural.
OHomem Banda - Quando ao longe se escuta um harmonioso acordeon acompanhado de chocalhos, pratos, bumbos e apitos... E imagina-se que aí vem a banda! E vem mesmo, mas não uma banda comum e sim uma banda inteira, orquestrada apenas por um homem só!
Cirk In:Cirk In é um baú de magia na garupa da moto! O público é convidado a visita-lo pelo buraco da fechadura! São histórias em formato “lambe-lambe” nas quais são apresentadas, intimamente, personagens que compõem o universo do circo.




FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO


O Festival Mundial de Circo foi o vencedor do Edital de chamamento Público realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, que incentiva a realização de festivais culturais no interior do Estado. Durante três anos, o Festival Mundial de Circo terá apoio financeiro para a realização das próximas edições na cidade de Caxambu/MG. “O apoio durante esse período é fundamental para conseguirmos realizar o Festival de forma planejada”, relata Fernanda Vidigal, coordenadora do evento.

A proposta para a realização do Festival Mundial de Circo em Caxambu será mais um passo importante na trajetória do Festival. A intenção é fazer de Caxambu a “cidade oficial do circo no Brasil”. Para isso, vamos trabalhar para proporcionar a integração do evento com a cidade, fazendo dele uma ferramenta eficaz na valorização dos conteúdos locais e um forte multiplicador de negócios. Isso se dá quando a comunidade se apropria do evento, colabora com a sua renovação e atualização e enxergao seu potencial paragerar novos fluxos de visitantes.

Nesse sentido, a partir de 2013 o Festival Mundial de Circo acontecerá em seu formato maior em Caxambu. Mas Belo Horizonte também abrigará parte da programação do Festival, principalmente de ações voltadas à formação profissional, como residências artísticas e oficinas, mostras de curta duração e a tradicional festa Cabaré do Festival.

Festival em Caxambu – de 23 a 28 de julhode 2013
Festival em BH – de 30 de agosto a 07 de setembro de 2013

Histórico

Primeiro e o maior do gênero no país, o Festival Mundial de Circo - FMC garantiu destaque na agenda dos grandes festivais de artes cênicas do Brasil já em sua primeira edição, em setembro de 2001. Recebeu o prêmio “Gentileza Urbana”, concedido pelo IAB/MG (Instituto dos arquitetos do Brasil) e ao longo de sua trajetória obteve apoio e chancela de órgãos e instituições importantes como a UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outros.

O principal diferencial do FMC está em sua própria definição, uma vez que ele ultrapassa o conceito de evento e passa a trabalhar de maneira propositiva, abrigando diversas atividades em um grande projeto “guarda‐chuva”. Estamos constantemente buscando parcerias com órgãos públicos e privados para criar e realizar ações de impacto nas comunidades onde atuamos.

Em suas doze edições – de 2001 a 2012 - o festival contou com a participação dos maiores nomes do circo mundial (como o circo americano Ringling Bross e o internacionalmente conhecido Cirque du Soleil) além de artistas e grupos de diversos países, entre eles Argentina, Uruguai, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Kênia, Ghana, Rússia, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e de todas as partes do Brasil.

Serviço:
FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO
DE 23 A 28 DE JULHO – CAXAMBU - MG
Espetáculos, Show, Oficina, Exposição, Mostra de Filmes
Locais e horários – ver programação
Entrada Franca
Abertura dia 23:
17h30: Cortejo “O Circo Chegou” - saída da Praça 16 de setembro 19h: espetáculo “Circo Zanni” - lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi
A partir das 18h: Ponto de Encontro – Parque das Águas
Outras informações: www.festivalmundialdecirco.com.br
Contato para entrevistas:
Fernanda Vidigal- Telefone: 31 3225-7521/ 9994-2925
Assessoria de Imprensa: Astronauta Comunicação
Adilson Marcelino e Lucas Ávila – 31 8875-4527

Assessoria de Imprensa em Caxambu:
Gabriela Graziano – 35 9127-3621