Palace Hotel - Caxambu

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MPMG participa de congresso internacional sobre enfrentamento de problemas ambientais na América Latina

Congresso ocorre entre os dias 20 a 22 de novembro, em Bogotá, na Colômbia

A Rede Latino-Americana de Ministério Público Ambiental, em parceria com a Fiscalía General de la Nacíon da Colômbia, realiza o 5º Congresso internacional de Ministérios Públicos ambientais. O evento, entre os dias 20 e 22 de novembro, em Bogotá, tem como objetivo debater e divulgar estratégias para o enfrentamento dos principais problemas ambientais experimentados pelos países da América Latina.

Haverá palestras de especialistas do Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guiana Francesa, México, Paraguai, Peru e Venezuela. Entre os palestrantes brasileiros estão dois promotores de Justiça de Minas Gerais.

O coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, Marcos Paulo de Souza Miranda, abordará a responsabilidade pela recuperação de áreas degradadas pela mineração, no dia 20, durante o painel “Minería ilegal: impactos ambientales y sociales”.

O coordenador das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce, Leonardo Castro Maia, falará sobre projetos hidrelétricos e o Ministério Público brasileiro, no dia 22, durante o painel: “Impactos ambientales, sociales y económicos de las hidroeléctricas”. Logo em seguida, Leonardo Maia lançará livro, coordenado por ele, sobre a atuação do Ministério Público nos empreendimentos hidroelétricos na América Latina.

A palestra "El rol de la Fiscalía ambiental en Latinoamerica", ministrada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio Herman Benjamin, encerra o evento.