Palace Hotel - Caxambu

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pronunciamento do Vereador Fábio Curi

Grande Expediente – Sessão Ordinária de 18/11/2013

Exmo.  Senhor Presidente, nobres colegas,
Fiquei orgulhoso em ver a cidade cheia nesse feriado! Muitos caxambuenses que moram fora vieram para rever essa terra amada, além dos turistas, o parque lindo e muito frequentado, campeonato interestadual de handebol, enfim, pontos positivos e que merecem destaque. Mas quero destacar a importância de ter um agente de trânsito em nossa cidade. No começo do ano, fiz uma indicação ao Executivo sobre a necessidade de se implantar novamente uma Guarda Municipal, zelando pelo Patrimônio Público, colaborando com a segurança pública, em suma, o município tem responsabilidade pela segurança pública e uma Guarda Municipal efetiva poderá gerir receita para a prefeitura, fazendo valer o Código de Posturas do Município.
Bom, sobre as festividades do feriado, quero que seja formulado um requerimento para entrar em pauta na próxima semana, pois quero fazer um comparativo com os gastos da Semana Santa. Entendo que a Prefeitura gasta muito com shows e estrutura. É preciso dar valor aos caxambuenses, diversificar mais. Por exemplo, a Banda Batukei, do meu amigo Denner Diniz deu um show completo! Parabéns aos garotos caxambuenses integrantes do grupo! Agora, quanto ao outro show, quero saber quanto foi gasto, pois essa administração esse artista já se apresentou umas 6 ou 7 vezes! Quero saber também sobre o palco, que foi montado dias antes, se é alugado por diária e valor da estrutura em geral.
Gostaria de parabenizar os funcionários públicos pela limpeza das ruas hoje com a limpeza dos canteiros. Muito bom o empenho de todos. Mas daí eu pergunto: por que não fazer essa limpeza antes do feriado? A cidade tem que estar sempre limpa! Mas planejamento é algo que falta. Secretarias devem trabalhar integradas, em harmonia.
Quero falar novamente sobre o problema de despejo de lixo de forma inadequada na praça Alfredo Pinto, ao lado da Igreja Matriz. É inadmissível uma cidade turística enfrentar esse tipo de problema. Fica difícil até para atravessar a praça e às vezes o pedestre é forçado a atravessar no meio da rua! A Administração precisa elaborar um sistema de coleta seletiva e dar estrutura para a população despejar corretamente o lixo. Ainda não vi uma campanha de conscientização ambiental feita pela prefeitura e pela empresa que terceiriza esse serviço hoje em nosso município.
Outro ponto importante para ser destacado nesse grande expediente é a dificuldade no acesso aos serviços como licitações, diárias e contratos no Blog da Prefeitura. Não é nem sitio! No Blog da Prefeitura, o mais interessante que é fácil acessar as informações do concurso de decoração “Natal de Luzes 2013”, mas os serviços, gastos e despesas da administração é um sacrifício e quase impossível! Falando nisso, quero parabenizar a primeira dama, Secretária de Assistência Social pela iniciativa do concurso de decoração “Natal de Luzes 2013”. É um projeto interessante e este ano veremos a cidade mais decorada e bem iluminada. Parabéns Néia! 
Parabens também aos atletas de handball de caxambu e ao Waldir pelo grandioso campeonato Interestadual, superando o Jojuninho, sendo considerado o maior evento da modalidade do Sul de Minas, reunindo 19 equipes e cerca de 900 atletas.
Meus cumprimentos também à Associação Caxambuense de Orquidófilos – ACOR -  pela linda exposição de orquídeas no feriado. Esse trabalho voluntário das entidades caxambuenses deve servir de exemplo para a comunidade
Outro evento importante foi realizado no Hotel Glória, o encontro de carros de uma marca famosa no mundo.
Por fim, amigos, seria oportuno que essa casa verificasse a possibilidade de enviar uma moção de congratulações ao Supremo Tribunal Federal pela sentença transitado e julgado com 25 condenados, entre eles lideres do PT, como José Dirceu, Genoíno e Delúbio Soares, que falava que esse processo viraria uma ”piada de salão”. Este processo durou mais de um ano, com legalidade e com todo direito a ampla defesa. Parabéns ao STF. Mas é preciso não parar por aí! A população tem o direito de ver sempre o resultado final dos processos, as sentenças transitado em julgado. É preciso julgar todos os supostos atos de corrupção e de desvio de verbas, de todos os partidos! A população merece uma resposta final para todos esses casos. É preciso combater a corrupção sempre!
Tenham todos uma ótima noite!