AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Abrace Esta Causa!
(Giro do Wal)

por Danielle Rosental



·         Olá! Meu nome é Danielle Rosental. Sou acadêmica de Enfermagem e estou cursando meu penúltimo ano na Faculdade São Camilo, no Rio de Janeiro. Fui convidada pelo Walfredo para falar sobre o Outubro Rosa e explicar a sua importância.

       Bom, como alguns já devem saber, o Outubro Rosa é um movimento que acontece durante todo mês de outubro destinado à luta contra o câncer de mama. Sua finalidade é de alertar a população, principalmente feminina, fornecendo informações para sua prevenção e identificação precoce. Por isso é comum ver, durante este mês, pessoas utilizando um laço rosa ou algum objeto desta cor que faça menção ao movimento. 

       O Outubro Rosa surgiu na década de 90 nos Estados Unidos. A ideia de conscientização do câncer de mama é celebrada, atualmente, pelo mundo todo, afinal ele é o 2º tipo de câncer mais frequente entre a população e o mais incidente em mulheres.

      O envelhecimento nas mulheres é a principal causa do câncer de mama. Existem também outros fatores que colaboram para seu desenvolvimento, como a genética, os hormônios e/ou o ambiente entorno (condições/estilo de vida). Entretanto, ainda assim não é possível afirmar com convicção que a pessoa irá adquirir a doença, por isso a importância da mamografia. 

         O INCA – Instituto Nacional do Câncer dá algumas simples orientações para se detectar esta doença que atinge grande parte da população feminina: mulheres de 40 a 69 anos devem fazer o exame clínico das mamas anualmente e mulheres de 50 a 69 anos, a mamografia a cada 2 anos. Vale lembrar que é garantido por lei o direito à realização gratuita da mamografia por mulheres acima de 40 anos. 

       Quanto mais cedo for descoberta a doença, mais eficaz será o tratamento. Sendo assim, é importante que, independente da idade, cada mulher conheça seu próprio corpo, ajudando a identificar possíveis anormalidades. Caso seja necessário, deve encaminhar-se a um profissional qualificado, seja ele médico ou enfermeiro, para realizar um exame clínico. 

     Na internet, nos sites do INCA (www.inca.gov.br) e do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) é possível obter mais informações sobre o câncer de mama. Espero ter colaborado de alguma forma esclarecendo um pouquinho para vocês sobre a importância desse mês dedicado com muito carinho principalmente às mulheres. Até a próxima. Beijos!
 Para celebrar este mês, participe você também do Outubro Rosa! Envie sua foto aqui pro Giro do Wal usando algum adereço rosa, pode ser roupa, batom, acessórios... Vale tudo para abraçar esta causa!

Danielle Rosental abraçou a campanha com esmaltes e batom rosa!

Walfredo Júnior e a dançarina e apresentadora Sheila Carvalho com o laço rosa, símbolo da campanha.


Texto - Danielle Rosental
Revisão - Nathália Rosental

# Curta nossa página no Facebook, acesse : https://www.facebook.com/girodowa?fref=ts

Giro do Wal