Palace Hotel - Caxambu

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

“Um Piano pela Estrada” nos caminhos da Estrada Real

Na noite de sábado (11), São Lourenço receberá, mais uma vez, o pianista Arthur Moreira Lima. A cidade foi escolhida para ser palco da apresentação nº 500 da turnê “Um Piano pela Estrada”. Um grande espetáculo está programado para acontecer, a partir das 19h, na Praça João Lage. Em homenagem ao Dia da Criança, precedendo o concerto, haverá a apresentação do Coral Infantil da Unimed Circuito das Águas. Outro diferencial da apresentação de nº 500, será a apresentação do Grupo Vozes da Cela, composto por reeducandos do Presídio de São Lourenço.

“Um Piano pela Estrada” leva concerto de Arthur Moreira Lima por todo o país em caminhão-teatro de 45m² de cena. O pianista é o criador, produtor, empresário e artista de uma iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultura.
O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado;etc..

Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais: produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, quatro motoristas. A caravana inclui o caminhão-teatro, caminhão de apoio, 01 microônibus, 01 van de carga e 02 carros que transportam a equipe.


O concerto tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.

Fonte: Jornal Polêmica