AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Hospital São Lourenço

Hospital participa do Outubro Rosa


A detecção do câncer de mama na fase inicial é fundamental para que o tratamento seja eficiente. Neste sentido, o Ministério da Saúde desenvolve, desde o início da década de 90, a campanha denominada “Outubro Rosa”. E o Hospital São Lourenço, através do setor de Oncologia/CENTRA (implantado na instituição para tratamento do câncer) promove, neste mês, ações próprias e, também, integra-se a outras instituições, em mais duas atividades.

Na primeira semana de outubro, a equipe da Oncologia realizou uma ampla campanha de sensibilização no Hospital: a enfermeira Yara Vicente e a farmacêutica Juliana de Paula circularam por toda a instituição, entregando a profissionais o laço rosa que simboliza a adesão à campanha (para uso no uniforme). Diretamente no CENTRA, com o apoio da secretária Gleice Libânio e a participação dos médicos drs. Eric Delfraro (hematologista/coordenador) e Frederico Escaleira (oncologista clínico), foi organizada - no dia 15 - uma recepção especial a pacientes e seus familiares: dentre eles, Mauro Bacha Pereira que, após 18 sessões de quimioterapia na Oncologia do Hospital, obteve êxito em seu tratamento. “Somos eternamente gratos a toda a equipe”, disseram Mauro e a filha dele, Marilene Cosenza Pereira (na foto, com a equipe da Oncologia).




Paciente Mauro Bacha Pereira (ao centro), a filha Marilene Cosenza Pereira e a equipe da Oncologia/Hospital: dr. Frederico, enfermeira Yara, secretária Gleice e dr. Eric.

Paciente Maria José Rocha de Abreu Salomé (ao centro), ao lado do marido Carlos e da enfermeira Yara (Oncologia/Hospital).

Equipe da Oncologia/Hospital entrega fitas rosas a funcionários da instituição.
Entrada do setor de Oncologia do Hospital.

sala de espera do setor de Oncologia do Hospital.
Corredor interno do setor de Oncologia do Hospital
Sala de aplicação/adulto do setor de Oncologia do Hospital.


Sala de aplicação/infantil do setor de Oncologia do Hospital.


Na noite de 17 de outubro, houve o 1º Simpósio de Oncologia do Circuito das Águas, no CTEC da Unimed (promoção conjunta entre Hospital São Lourenço, Unimed Circuito das Águas e Associação Médica do Circuito das Águas). Na programação, palestras com os temas: “Rastreamento do câncer colorretal” (dr. José Roberto Constantino/proctologista), “Avanços em cirurgia oncológica” (dr. Alexandre Oliveira/cirurgião oncológico), “Câncer de próstata”/“Tratamento adjuvante do câncer” (dr. Frederico Escaleira/oncologista) e “Rastreamento do câncer de mama” (dr. Carlos Rogério Ribeiro/ginecologista). Por fim, no dia seguinte (18) o Hospital, os parceiros já citados e a Secretaria Municipal de Saúde promoveram diversas atividades na Praça João Lage e no Parque das Águas: orientações para prevenir o câncer de mama, atividade física (Praça) e palestras (Parque) com os drs. Frederico e Carlos Rogério. É fundamental a adoção de medidas para evitar ou tratar, o mais inicialmente possível, o câncer de mama. 


                        Enfermeira Yara, farmacêutica Juliana e dr. Eric participaram do
I Simpósio de Oncologia do Circuito das Águas
I Simpósio de Oncologia do Circuito das Águas (dr. José Roberto Constantino/proctologista)
 I Simpósio de Oncologia do Circuito das Águas (dr. Alexandre Oliveira/cirurgião oncológico)
I Simpósio de Oncologia do Circuito das Águas (plateia)

I Simpósio de Oncologia do Circuito das Águas (dr. Carlos Rogério Ribeiro/ginecologista)
I Simpósio de Oncologia do Circuito das Águas (dr. Frederico Escaleira/oncologista)


Para mais informações, acesse o site do Instituto Nacional do Câncer (INCA): inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama