AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

ALMG -  Circuito das Águas é tema de audiência em Baependi
Promovida pela Comissão de Turismo, reunião vai debater problemas ligados aos parques e águas minerais do Sul de Minas.



Os parques e as águas minerais da região do Circuito das Águas serão tema de audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na sexta-feira (28/8/15) em Baependi (Sul de Minas). A reunião será realizada às 10 horas, no Clube do Botafogo (Rua Drª Pilar Brotero Cobra, 61).

O autor do requerimento para a realização da audiência é o presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), atendendo a um pedido da Associação do Circuito Turístico das Águas, encaminhado pelo presidente da entidade, Filipe Condé Alves. Na solicitação, Condé manifesta a apreensão da entidade em razão da quebra de contrato da Copasa com a Codemig, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais. A Copasa era, até recentemente, a responsável pelo envasamento das águas minerais na região.

Segundo Antônio Carlos Arantes, "o assunto é muito importante porque deixa todo o Circuito das Águas apreensivo". "As águas fazem parte da história dessas cidades. A comercialização delas leva os seus nomes para todo o Brasil, fomentando o turismo na região. Sem o envazamento, as perdas tendem a ser grandes, afetando a geração de empregos e de rendas", afirma p parlamentar.

A reunião também se propõe a discutir a produção associada ao turismo, que beneficia os pequenos agricultores e os hotéis de Caxambu e de cidades vizinhas, além de ações que fomentam o desenvolvimento do turismo em âmbito regional. O presidente da Associação do Circuito Turístico das Águas informa a ação defendida pela entidade tem dado resultados, a partir das negociações entre empresários e agricultores, pois a proposta de produção associada beneficia os dois lados. Os empresários se beneficiariam nos valores dos produtos, que seriam mais baratos que os preços pagos atualmente, bem como receberiam mercadorias frescas todos os dias e apoiariam o desenvolvimento de sua própria região. Os pequenos produtores, por sua vez, teriam garantido o escoamento de sua produção, fomentando assim a ampliação das áreas de cultivo, proporcionando a partir do incentivo da produção associada a melhoria de renda da população rural do município.

Convidados - Foram convidados a participar do evento o prefeito de Baependi, Marcelo Faria Pereira; o presidente da Câmara Municipal de Baependi, Antonio Alves Maia Ferreira; os secretários de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz; o prefeito de Caxambu, Ojandir Ubirajara Belini; o prefeito de Cambuquira, Evanderson Xavier; o secretário municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Conceição do Rio Verde, Alfredo Meirelles Rezeck; o prefeito de Lambari, Sérgio Teixeira; a analista ambiental do Instituto Prístimo, Daiane Fernandes Pereira; o presidente do Circuito Turístico das Águas, Filipe Condé Alves; o presidente da Copasa Águas Minerais, Pompílio Canavez; o presidente do Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hospitalidade de Caxambu, Amaro Gadbem; o diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco; o presidente do Conselho Fiscal da ONG Nascente Ambiental, Paulo Maciel Junior; a presidente da ONG Amanhagua, Mônica Lopes Buono; e a presidente da ONG Ampara, Maria Antônia Muniz Barreto.

Fonte: ALMG