AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Crucifixo recuperado pelo MPMG está exposto em museu de Mariana

Crucifixo recuperado pelo MPMG está exposto em museu de Mariana


O crucifixo furtado em 1994 da Igreja de Santo Antônio de Itatiaia, distrito de Ouro Branco, e recuperado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi entregue, nesta quarta-feira, 5 de agosto, à Arquidiocese de Mariana. A peça está exposta no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra da cidade.

A imagem foi entregue ao arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio, pelo promotor de Justiça de Ouro Branco, José de Lourdes de São José, e pelo coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda.

Após o recebimento formal do crucifixo, a arquidiocese encaminhou o objeto ao museu da cidade para que a comunidade possa ter acesso ao bem. A igreja de Itatiaia está passando por intervenções e, tão logo esteja em condições, irá receber a peça.

A solenidade de entrega da imagem contou com a presença da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Célia Corsino; da diretora de Elementos Artísticos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Grasiela Nolasco Ferreira; do presidente da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, Roque Camello; e do diretor do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese, Cônego Nédson Pereira, entre outros.


Recuperação do bem

Datado do último quarto do século XVIII, o crucifixo com a imagem do Senhor do Bonfim, de madeira, mede 102 cm de altura, 46,7 cm de largura e 15,5 cm de profundidade e é oriunda da Igreja de Santo Antônio, localizada no distrito de Itatiaia, no município de Ouro Branco, a 100 km de Belo Horizonte.

A imagem sacra integrava o acervo da igreja - tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) -, mas foi furtada em 17 de novembro de 1994.

Em agosto de 2014, chegou à Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico a notícia de que a peça estaria em poder de um colecionador de São Paulo, o que motivou a abertura de investigação pelo MPMG. Em setembro daquele ano, o colecionador foi notificado para apresentar os documentos comprobatórios da aquisição da peça e de sua procedência. Em setembro, houve a entrega espontânea da peça à promotoria, que determinou a realização de perícia para comprovar a autenticidade do crucifixo.

Uma equipe de historiadores e restauradores do Iepha e do MPMG concluiu que a peça examinada apresentava convergências compatíveis com os registros fotográficos da peça subtraída em 1994. Os especialistas, então, confirmaram que se tratava do mesmo bem.


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa - Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial - Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial



Fonte: Coordenadoria da Bacia do Rio Grande - MPMG
http://baciariograndemp.blogspot.com.br/