AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 22 de agosto de 2015

Cambuquira
Parque Marimbeiro, no Circuito das Águas, será revitalizado
Governo investirá mais de meio milhão de reais nas obras que devem durar quatro meses; edital para licitação das obras foi aberto nesta quinta-feira (20/8)

Parque das Águas - foto: Prefeitura de Cambuquira - MG
O Parque do Marimbeiro, no Sul de Minas Gerais, será recuperado. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) investirá R$ 538 mil na reforma. O edital para a licitação das obras foi aberto nesta quinta-feira (20/8).    
As intervenções são a recuperação das instalações elétricas, a restauração da fonte medicinal do Marimbeiro e da sede administrativa. Sanitários, bancos, calçadas e obras de paisagismo também passarão por reparos. Está prevista ainda a instalação de equipamentos de combate a incêndio, adaptações para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais e o plantio de mudas típicas. As obras começarão assim que for definida a empresa responsável e devem durar 4 meses.
Preservação
O Parque do Marimbeiro fica há dois quilômetros de Cambuquira, tem área de mais de 3,5 mil metros quadrados e recebe cerca de 300 visitantes nos dias úteis e o dobro nos finais de semana. 
Uma das atrações mais importantes é o Parque das Águas, uma importante fonte de renda do município. Suas aguas minerais (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), são famosas pelas propriedades medicinais.
Segundo o secretário Municipal de Turismo de Cambuquira, Jacy Fonseca Fernandes, a importância da obra vai além do conforto: “A reforma representa um ganho para a população de Cambuquira, turistas porque preserva a tradicional fonte do Marimbeiro, um património histórico do nosso município”, salienta.
História
O nome do parque, "Marimbeiros", corresponde a certo tipo de árvore frondosa, da família do tamarindeiro, que existia no local. Quanto à fonte medicinal do parque, registros indicam que já era conhecida desde o início do Século XVIII. A captação planejada das águas minerais e a classificação ocorreram somente em 1915, pelo chefe de Laboratório de Análises do Estado de Minas, o químico Dr. Alfredo Schaeffer. A fonte com seis bicas possui vazão total de quase 40 mil litros, por dia, de águas alcalino-gasosas e férreas.

Fonte: Agência Minas