AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Imagem de Nhá Chica será entronizada na Matriz de Fátima

Imagem de Nhá Chica será entronizada na Matriz de Fátima

A imagem da Beata Nhá Chica foi a escolhida pelos fiéis da Paróquia de Fátima em Pouso Alegre para ser entronizada na Igreja Matriz da Paróquia.
Por meio de votação, os fiéis escolheram Nhá Chica entre quatro opções: Santa Madre Paulina, Beata Madre Teresa de Calcutá, Beata Irmã Dulce e a leiga Beata Nhá Chica, que foi a mais votada.
Um nicho será construído do lado esquerdo da porta central, onde está localizado o balcão do dízimo, para receber a imagem que será adquirida.
Beata Nhá Chica
Filha e neta de escravos, Francisca de Paula de Jesus nasceu em 1810, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito de São João del-Rei (MG).
Pouco tempo depois sua família mudou-se para a cidade de Baependi, no sul do estado, onde ela viveu até 14 de junho de 1895, data de seu falecimento. Francisca foi sepultada dia 18 de junho no interior da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, mandada construir por ela.
Francisca ficou órfã aos dez anos. Mulher humilde, era fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição, e, a pedido da mãe, passou a vida inteira a dedicar-se à prática da caridade.
Leiga, foi chamada ainda em vida de “a mãe dos pobres”, sendo respeitada por todos os que a procuravam, dos mais humildes aos homens do Império. Durante 30 anos, reuniu doações para construir a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje funciona o Santuário da Conceição, na cidade de Baependi.
Nhá Chica, já em vida, passou a ser aclamada pelo povo como a Santa de Baependi, por sua fé. A causa de Beatificação de Nhá Chica aguardava desde 2007 o anúncio de sua beatificação, quando uma graça foi atribuída a ela.
Ana Lúcia Meirelles Leite, uma professora moradora de Caxambu (MG), teria sido curada de um problema congênito no coração, caso considerado muito grave pelos médicos. A cura teria se dado sem a necessidade de intervenção cirúrgica, tendo então sido atribuída às orações pela intercessão de Nhá Chica.
No dia 4 de maio de 2013 aconteceu em Baependi, a cerimônia de beatificação, tornando-se a primeira leiga e negra brasileira a ser declarada beata pela Igreja.beatificacao-nha-chica

Oração a Nhá Chica
Nhá Chica,
Deus nosso Pai, vós revelais as riquezas do vosso Reino aos pobres e simples. Assim agraciastes a Bem-Aventurada Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, com inúmeros dons: Fé profunda, Amor ao próximo e grande Sabedoria. Amou a Igreja e manteve uma terna devoção à Imaculada Conceição.
Por sua intercessão, concedei-nos a graça de que precisamos (pedir a graça). Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
(+ Dom Fr. Diamantino Prata de Carvalho, OFM.
Bispo Diocesano de Campanha-MG)
Saiba mais sobre a Beata Nhá Chica no site oficial: www.nhachica.org.br

Fonte: Arquidiocese de Pouso Alegre  - MG