AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

LEOPOLDINA, ISABEL E DILMA: AINDA ESCRAVIDÃO E DEPENDÊNCIA


                                                                Dilma Roussef
No primeiro dia de janeiro de 2011 será empossada como presidente do Brasil a primeira mulher eleita pelo voto direto: Dilma Roussef.

Antes dela, em 13 de agosto de 1822,  quando Dom Pedro foi para São Paulo, apaziguar os ânimos revoltosos que pretendiam separar a província do resto do país, e em seguida declarar a independência do Brasil, entregou a D. Leopoldina, sua esposa, o poder, nomeando-a chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil, com poderes legais para governar o país durante a sua ausência .
Na realidade foi a primeira mulher a ocupar cargo de gestora dos destinos do Brasil.

Isabel Cristina Leopoldina de Bragança, a princesa Isabel, segunda filha de d. Pedro 2º e da imperatriz Teresa Cristina foi, por três vezes, regente do império.Portando a segunda mulher a ocupar o poder de comando do povo brasileiro.

Em  13 de maio de 1888 domingo, a  princesa Isabel assinou a Lei 3.353, mais conhecida como "Lei Áurea", declarando extinta a escravidão no Brasil, mesmo enfrentando muitas resistências dos fazendeiros e da elite em geral.

"A princesa imperial regente, em nome de sua majestade, o imperador d. Pedro 2º, faz saber a todos os súditos do império, que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte: Artigo 1º - É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil; Artigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário", dizia o texto que libertou milhões de escravos, que por três séculos serviu de mão-de-obra para o crescimento do país.

Também sancionou as leis do primeiro recenseamento do império, naturalização de estrangeiros e relações comerciais com países vizinhos.


Princesa Isabel ao assinar a Lei Áurea

Apesar do sofrimento denunciado em cartas.Dona Leopoldina preocupa-se em suas correspondências com a causa do povo brasileiro e desejou a independência do país, sendo por isso amada e venerada pelos brasileiros durante muitos séculos.

Conta-se que enquanto aguardava o retorno de D. Pedro, Leopoldina, governante interina de um Brasil já independente, idealizou sua bandeira, em que misturou o verde da família Bragança e o amarelo ouro da família Habsburgo.
Outros autores opinam queJean Baptiste Debret, o artista francês que desenhou o que via no Brasil dos anos 1820, foi o autor do pavilhão nacional que substituía o da vetusta corte portuguesa, símbolo da opressão do Antigo Regime.
Deve-se a Debret o projeto da bela bandeira imperial, em colaboração com José Bonifácio de Andrada e Silva, em que o retângulo verde dos Bragança representava as florestas e o losango amarelo, cor da dinastia Habsburgo-Lorena, representava o ouro.

Leopoldina e Izabel fizeram parte da estória do Brasil , mesmo originárias de terras distantes do Velho Mundo, a Europa, para  valorizar o povo que se formava na terra brasilis.
Estas mulheres superaram os preconceitos num passado patriarcal,feudal, onde suas vozes, apenas por milagre tropical foram ouvidas.

Dilma Roussef encontrará novos tempos. Não que todos os preconceitos contra as mulheres tenham desaparecido por encanto, mas estão amenizados. Vamos acompanhar com atenção o que ela fará para honrar o voto popular com que foi brindada. Há um povo a ser libertado. Há independências a serem conquistadas, tendo em vista, principalmente a coalizão política que ajudou e elegê-la.

Existe neste Brasil de profundos sertões e escondidos recantos onde se pratica a escravidão em todos os níveis. A Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo – Conatrae- ainda acompanha a tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional e avalia a proposição de estudos e pesquisas sobre o trabalho escravo no país.

É pouco. Uma das marcas registradas do capitalismo é  a exploração da força de trabalho pelo capital..

As empresas brasileiras praticam baixos salários e altas jornadas, principalmente com relaçao às mulheres. Nem sempre respeitam  à legislação, carteiras assinadas, etc... abominam os direitos sociais e a regulação das relações trabalhistas. Os capitalistas falam em nome competitividade, do desenvolvimento e da mais valia. O que mais se vê, hoje em dia, é um bom profissional com salário relativamente justo, ser despedido para, em seu lugar ser contratado um outro, recém saído de universidade, por exemplo, que aceite receber provento bem menor para realizar o mesmo trabalho com mais subserviência.

PEC DO TRABALHO ESCRAVO

A “Casa Grande”, concentrada sobretudo na bancada ruralista firmou pé no conceito de que a senzala é necessária para o progresso de suas economias e obstrui a aprovação, no Congresso, da PEC do Trabalho Escravo. Está prevista na PEC  a expropriação da propriedade em que for constatada a prática de trabalho escravo e a  denuncia de empresas e empresários flagrados neste tipo de crime contra a força de trabalho.

FELIZ NATAL



O jornal Primeira Fonte não consegue falar em natal e, principalmente em natal feliz quando sabe que comércio e indústria aproveitam pessoal temporário, desempregado, para na época das festas atender a um público que pode comprar em detrimento do baixo salário e da abusiva carga horária de trabalho que o empregado precisa cumprir para colocar na mesa comida para a família.

Caberá a Dilma Roussef  declarar a independência do Brasil nos tratados que impedem seu desenvolvimento e libertar, definitivamente , o povo escravo criando meios para que todos possam trabalhar com justiça social , reformulando as leis trabalhistas e e controlando a eficácia da justiça trabalhista brasileira. Não somente com relação aos empregados mas também protegendo o empregador de causas trabalhistas infindáveis promovidas por advogados que prometem vantagens inconsequentes  , no cxaso de um trabalhador processar seu patrão, visando ganho próprio.

Há muita mudança a ser feita. E que uma mulher, que é na verdade a gerente financeira da vida doméstica, que sabe conviver com o mínimo de salário e com ele obrar sustentabilidade , organize o País conclamando o povo a uma ação organizada de metas de crescimento e, de relacionamento.

Quando isto acontecer o Jornal Primeira Fonte poderá falar, em felizes dias, em Feliz Natal. Por enquanto todas as festividades não passam de loucura para saciar a fome de pão e circo inerente ao ser humano.

Torcemos por Dilma Presidente do Brasil porque urge que sejamos uma Nação desenvolvida onde o povo, cidadão de seu país, usufrua de todos os direitos constitucionais, a cumpra com seus deveres, inclusive o de cobrar a concretização do cumprimento dos direitos humanos.

                          Constituição do Brasil, na época do Império. Sobre ela jurou Dona Leopoldina.
MAL DIZERES

É costume afirmar que lugar de mulher é no tanque, dirigindo o fogão, etc.... hoje já se escuta dizer à boca pequena que lugar de mulher é na presidência da república. Assim como um torneiro mecânico passará à história como Presidente do Brasil, reeleito pelo povo , deixando o governo com um grau de popularidade nunca visto e tendo emplacado sua substituta , a Presidenta Dilma, o povo brasileiro, terceiro mundista recebe na virada do ano nova perspectiva e possibilidade: um homem do povo pode ser presidente do Brasil; a mulher .... também.
Esther Lucio Bittencourt 
Extraido do jornal Promeira Fonte:
http://www.primeirafonte.blogspot.com/