AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Alternativas para a ex-EWB FUNABEM

Vereador José Luiz e deputado Odair Cunha buscam a implantação de cursos técnicos e superiores em Caxambu


Diante da possibilidade de que a UFLA não teria mais interesse de se instalar em Caxambu, o presidente da Câmara vereador José Luiz solicitou ao Deputado Federal Odair Cunha apoio para que houvesse uma proposta alternativa por parte de outra entidade, que pudesse implantar no município os mesmos cursos de nível técnico e superior há tanto tempo aguardados pelos caxambuenses.

Prontamente, Odair Cunha procurou o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais, professor Sérgio Pedini, e solicitou dele um projeto que viesse ao encontro dos anseios e necessidades do município de Caxambu, que pudesse ser implantado na antiga escola Wenceslau Braz. 

O Reitor, ao atender a solicitação do deputado, deixou claro que, para a viabilização do projeto, seria necessária a manifestação de interesse por parte do executivo municipal.

Assim, foi definida a data da próxima quarta-feira, dia 22, quando o professor Pedini e o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (Ministério do Planejamento), Rogério Veiga Aranha, responsável pelo prédio da antiga FUNABEM, estarão em Caxambu para uma reunião, cuja pauta será a discussão da possibilidade de implantação da extensão do Instituto Federal em Caxambu. 

“Estou confiante de que nessa reunião poderemos resolver definitivamente o problema da escola Wenceslau Braz com a implantação do IFet e a criação de cursos técnicos profissionalizantes e cursos superiores”, festeja o vereador José Luiz, “A história de desenvolvimento de Caxambu será dividida assim: antes e depois do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”.

Saiba mais sobre o IFSULDEMINAS:

Em 2008 o Governo Federal deu um salto na educação do país com a criação dos Institutos Federais. Através da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 

No Sul de Minas, as Escolas Agrotécnicas Federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, tradicionalmente reconhecidas pela qualidade na oferta de ensino médio e técnico foram unificadas. Nasce assim o atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS. 



Hoje, o IFSULDEMINAS oferece cursos de ensino médio integrado, técnico, cursos superiores de tecnologia, licenciatura, especialização, pós-graduação e cursos de Educação a Distância. Além dos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho o IFSULDEMINAS tem Unidades Avançadas e Polos de Rede nas cidades da região.