AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Terceira Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Brasília


Paulo Roberto Guimarães Moreira *


É muito difícil lidar com a imprensa. Foi importante a imprensa mostrar o que aconteceu com cadeirantes, acompanhantes e outros participantes em relação à rede hoteleira. Essa questão de rede hoteleira adaptada para pessoas com deficiência (pcd) é dinâmica. Há que se acompanhar a evolução das necessidades das pcd. Não são apenas as pcd físicas que necessitam de atendimento especial: cegos, surdos e muitos outros tipos de pcd. Se a logística de qualquer evento apresenta complexidade, imaginem a logística de um evento que apresenta tantas demandas especiais! O Brasil precisa trabalhar urgente nessa área. Imaginem sediar tantos eventos internacionais. Aumentar a rede hoteleira sem prepará-la para receber um grande contingente de pcd é uma temeridade. Nisso a imprensa foi importante, mas, e o imenso lado bom do evento? No geral o evento foi maravilhoso! Eu nunca havia visto um evento com a opção de comida vegetariana, esse tinha e de ótima qualidade. E a comida normal muito boa. O serviço de refeição excelente. Os shows foram maravilhosos: Pára-lamas do Sucesso, o filme: Os Colegas (com Lima Duarte e vários atores com síndrome de down), uma ótima e famosa banda de reggie: Tribo de Jah.

A rede hoteleira ficava quase toda perto do centro de convenções, o que facilitava o acesso. Muitos profissionais como brigadistas, informantes, pessoas de eventos em geral foram muito bem e em excelente quantidade. As extenuantes plenárias com excelente som, imagem, intérpretes de libras (linguagem de sinais para surdos), ampliação de letras para cegos e documentos importantes em braile.

Entretanto, o mais importante a qualidade das pessoas palestrantes e participantes como Delegados pode ser medido pelas três pessoas que passo a citar: o Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (1º juiz cego da história do Brasil) e excelente militante de nossa causa, Romeu Kazumi Sassaki, sociólogo e antigo e eficiente colaborador de nossa causa e finalmente Xyco Teóphilo, a meu ver o maior militante de nossa causa na história do Brasil.

Gostaria de destacar o envolvimento, o grande trabalho da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário e de sua equipe tanto na organização quanto na capacidade de colocar a mão na massa para resolver os problemas.

Gostaria finalmente, por uma questão de justiça de dizer que a Presidente Dilma Roussef não foi vaiada e sim ovacionada, aplaudida, entusiasticamente, por aquela multidão.

Brasília, 9 de dezembro de 2012


* Paulo Roberto Guimarães Moreira é cadeirante e militante desse movimento há 42 anos, com vasta experiência nacional e internacional nessa área.