AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 18 de março de 2014

I Conferência Intermunicipal de Defesa Civil


Representantes de 58  municípios do Sul de Minas participaram, na [ultima sexta-feira, 14 de março, da I Conferência Intermunicipal de Defesa Civil. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Pouso Alegre, é resultado da parceria entre Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (AMESP), 17ª Região de Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, através da Secretaria Municipal de Defesa Social.
Presentes à abertura do evento, o Comandante da 17ª Região de Polícia Militar Cel Wagner Mutti Tavares; o Prefeito Municipal de Pouso Alegre, Professor Agnaldo Perugini; o Presidente da Câmara dos Vereadores de Pouso Alegre Gilberto Barreiro; a Presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí(AMESP); representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil além de lideranças políticas dos municípios participantes. 160 pessoas encheram o auditório do Plenário da Câmara Municipal.
Motivação
 A principal intenção da Conferência, que segue os padrões estipulados pela Defesa Civil Estadual, é definir padrões integrados de socorro e atendimento a possíveis catástrofes nos municípios. Para a Presidente da Amesp, Rosângela Maria Dantas só com a união dos órgãos e da sociedade civil, soluções  podem ser alcançadas “Com essa conferência vamos colher informações e ideias, colher o que está acontecendo em cada município para levar à Conferência Estadual.”, destacou.
Conteúdo
Durante toda manhã, os participantes assistiram palestras com profissionais de área de Defesa Civil e da Gestão Pública. O coordenador de Defesa Civil em Pouso Alegre Jean Willians foi um dos palestrantes. Ele falou sobre a necessidade de serem implantadas na região cidades resilientes, ou seja, cidades com condições de em caso de catástrofes resistir às diversidades e prevenir mortes e perdas significativas.” Estamos trabalhando no sentido de transformar Pouso Alegre em uma cidade resiliente. Estamos mapeando as questões principais, os principais problemas e atuando juntos às secretarias municipais afim de apresentar soluções pra isso.”
Representatividade
Durante a I Conferência Intermunicipal, um grupo de 20 Delegados foi nomeado para representar a região em uma Conferência Estadual, que será realizada em Belo Horizonte nos dias 08 e 09 do próximo mês. Para o Secretário Executivo da AMESP,  Sérgio Antônio Claret de Assis , essa é a melhor forma da comunidade sul mineira ser representada junto ao Estado.” A Conferência é um canal de interlocução da sociedade para o poder público. “ afirma. “Conseguiremos  através dos votos desses delegados na Conferência Estadual a melhoria das bacias hidrográficas, ajuda em desastres naturais e incêndios. Recursos poderão vir para nossas cidades através desses votos.” Completa o  Secretário Municipal de Defesa Social de Pouso Alegre, Antônio Carlos Mendes. 
Pra isso, os participantes da Conferência foram dividos em grupos para trabalharem com temas que serão eixos na busca pelas melhorias no sistema de Defesa Civil de cada uma das cidades representadas. Entre eles, a Gestão Integrada de Políticas Públicas; Gestão Integrada de Riscos e Respostas à Desastres e Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.
O chefe da Assessoria de Comunicação Organizacional e responsável pelos assuntos de Defesa Civil da 17ª RPM Major Mário Jorge Sandy elogiou o público presente “Parabenizo as pessoas da sociedade civil e autoridades municipais pela demonstração de preocupação e respeito pela prevenção da vida e do bem estar social. Ações como esta demonstram que a sociedade em muito pode ajudar em prol da Defesa Civil no Sul de Minas.” Disse o oficial.
Quem participou do encontro, aprovou a iniciativa. É o caso do Prefeito de Cachoeira de Minas, Carlos Augusto Tenório Dionísio “Muitas vezes os pequenos municípios não têm condições ou recursos para tratar dos problemas de Defesa Civil, então essa união entre a AMESP, a Polícia Militar e a Defesa Civil vai nos fortalecer para alcançar soluções em conjunto.” Destacou.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª RPM