AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 25 de março de 2014

II Seminário Acessibilidade em Cidades Turísticas

logomarca oficial do evento

O evento reuniu autoridades governamentais, empresários e entidades de atenção à pessoa com deficiência para dois dias de debates sobre acessibilidade e turismo.

No último final de semana (21/22), São Lourenço-MG sediou o “II Seminário Sobre Acessibilidade em Cidades Turísticas”. O evento, produzido pela ONG “Sem Limite” e pelo vereador William Rogério de Souza, faz parte do “Plano Nacional de Turismo: uma Viagem de Inclusão", do Ministério do Turismo. Nos dois dias, autoridades de expressão estadual e nacional palestraram e debateram com empresários, ONG´s, políticos e entidades de atenção aos deficientes, sobre os cenário político, cultural e legislativo dos direitos das pessoas com deficiência, com foco no campo do turismo.



O “Movimento Três Corações sem Degraus” organizou uma caravana para o Seminário. Com transporte gratuito patrocinado pela TRECTUR, o grupo tricordiano levou consigo a São Lourenço alunos do curso de Serviço Social da UNINCOR, e alunos secundaristas da Escola Godofredo Rangel, que cursam turismo no projeto “Reinventando o Ensino Médio”. Para o vereador Maurício Gadbem, articulador da caravana, “a ida ao Seminário proporcionou uma rica interlocução entre instituições assistenciais, representantes governamentais e estudantes tricordianos. É o setor da sociedade que se fortalece em momentos assim, é ele que sai mais bem preparado para, por suas forças, ajudar a cidade a saltar etapas culturais, a criar as mudanças de que precisa.”


grupo tricordiano que esteve no Seminário


Estiveram em discussão no Seminário questões como acessibilidade, inclusão social, a Convenção dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência (ONU), e as diferenças entre os modelos médico e o social de categorização de deficiências e suas implicações para a vida de todos nós. Sr. José Fernandes Franco, empresário do ramo hoteleiro, ministrou palestra em que se demonstrou que, atualmente, para um hotel ou hospedaria é mais lucrativo investir em acessibilidade do que deixar de fazê-lo.


Entre as atividades recreativas, o evento apresentou os times de futebol de cegos da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais - APADV –, uma instituição paulistana que promove a inclusão da pessoa com deficiência, entre outras frentes, através do esporte. Sr. Alexandro Lima, atleta da instituição, explicou que no futebol para cegos as regras são um pouco diferentes, “não há saídas laterais, o campo de jogo é fechado, e a bola tem guizos no interior para que os atletas possam localizá-la pelo barulho”.

Atletas da APADV e os vereadores Willian e Maurício Gadbem

Durante as atividades, Sr. Wilken Souto, representante do Ministério do Turismo no evento, trocou informações com o grupo aberto tricordiano sobre políticas federais de esporte para as pessoas com deficiências. “Foi um contato importante porque, na mesma semana, buscávamos soluções para o jovem atleta do nosso grupo, Marcus Willian, o “peixinho”. Ele não viajou conosco porque competiria em outra cidade no dia seguinte, está envolvido com o para-esporte e não há políticas públicas em nossa cidade para ampará-lo. Através da interlocução com o Sr. Souto tentaremos soluções para o Willian e para que outras crianças com deficiência que se decidam pelo esporte, como ele fez, tenham o suporte necessário”, concluiu o vereador Maurício Gadbem.

Três Corações sem Degraus: reuniões às quartas-feiras, às 19h00 - Escola do Legislativo da Câmara Municipal.



Mais informações:
drmauriciogadbem@gmail.com
35-3239-1538 (das 13h as 17h, com Bárbara)
Faça parte da nossa comunidade no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/184962471670354/?fref=ts