AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Comissão de Turismo da Assembleia busca na Codemig solução para o Circuito das Águas

Comissão de Turismo da Assembleia busca na Codemig solução para o Circuito das Águas

Deputado Arantes quer a revitalização e o uso sustentável dos parques para impulsionar o desenvolvimento na região



A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), presidida pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) reuniu-se nesta terça-feira (03/11) com a diretoria da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), em Belo Horizonte. O encontro foi um desdobramento da audiência pública realizada pela comissão em agosto desse ano, na cidade de Baependi (Sul de Minas), quando foram solicitadas ações para fomentar o desenvolvimento do Circuito das Águas.
Para o deputado Arantes a prioridade são as águas minerais. “Não dá pra falar de turismo no Sul de Minas sem falar no potencial hídrico da região. Precisamos criar mecanismos para usá-lo de maneira racional e permanente. Viemos aqui para saber quais são os planos da Codemig para o Circuito das Águas”, questionou o deputado Arantes.

Um novo modelo de gestão para os Parques das Águas

A modernização dos parques das águas como produto turístico e o desenvolvimento econômico do Sul de Minas foram as principais demandas apresentadas. De acordo com o presidente do Circuito Turístico das Águas – Baependi, Filipe Condé Alves, a crise hídrica e o aumento do dólar criaram um ambiente favorável para alavancar a estrutura da região. Ele defende a adoção de ações integradas, em parceria com os municípios, com a Codemig e com a Comissão de Turismo da ALMG, visando adotar um modelo moderno de negócios para os parques. “Hoje os parques fecham às 17 horas. Precisamos mudar isso. Assim, não atendemos nem turistas, nem moradores locais”, ressaltou Condé.

Codemig ainda não sabe o que fazer

Em resposta à Comissão da ALMG, o diretor de Mineração e Infraestrutura da Codemig, Marcelo Arruda Nassif, disse que o Governo do Estado prioriza a parceria com os municípios para o fortalecimento do Circuito das Águas. Ele informou que a Codemig contratou uma empresa especializada para elaborar um modelo econômico de exploração de águas minerais. Ressaltou ainda que o Estado tem investido na região e citou as obras de revitalização do cassino de Lambari e a retomada do trabalho de desassoreamento do lago de Caxambu.
A diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Medeiros Azevedo Machado, anunciou que o Estado contratou também a Fundação João Pinheiro para traçar um plano de ação para o turismo mineiro nos próximos três anos, incluindo o Circuito das Águas.

Prefeitos e representantes dos circuitos das águas participaram da reunião

Participaram da reunião com a Codemig os prefeitos Evanderson Xavier, de Cambuquira; Ojandir Ubirajara Belini, de Caxambu, e Marcelo Faria Pereira, de Baependi. Eles reforçaram os pedidos de investimentos na região para que as cidades do circuito tenham condições de receber turistas.


Juvenal Cruz Junot
Assessor de Comunicação