Palace Hotel - Caxambu

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

FACULDADE VICTOR HUGO - MEC DIVULGA MAPA DAS INSTITUIÇÕES INOVADORAS E CRIATIVAS!

FACULDADE VICTOR HUGO
MEC DIVULGA MAPA DAS INSTITUIÇÕES INOVADORAS E CRIATIVAS!
O MEC acaba de divulgar o Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica.




Foram considerados aspectos de gestão, currículo, ambiente, métodos e articulação com outros agentes. Uma das instituições reconhecidas como inovadoras foi a Escola Municipal Ana Carlos da Silva, em Itanhandu – MG.

O trabalho nesta escola foi objeto de análise de um artigo produzido em 2015 pela aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo, Renata Ribeiro Vieira, bolsista da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), que foi orientada pela Profª Joana Pires Luiz da Costa que ministra a Disciplina de Gestão e Análise Ambiental no Curso de Pedagogia.
O artigo intitulado “Relação Afeto-Educação à Luz da Escola da Ponte” traz um estudo das novas tendências transdisciplinares da educação, com ênfase na importância da afetividade para a aprendizagem.

Suas conclusões apontam para o fato de que o envolvimento dos pais, da comunidade, bem como a presença da natureza e o trabalho da agroecologia (que tem ênfase nas inter-relações, na transdisciplinaridade e no envolvimento com o espaço local) influenciam positivamente a aprendizagem, o desenvolvimento integral e a motivação dos alunos por meio da energia do afeto, facilitando mudanças comportamentais e no modo de pensar, deixando-os mais questionadores, críticos e pertencentes ao ambiente.


A Prof. Leila R. Direzenchi - Diretora Pedagógica da FVH) parabeniza a Prof. Joana e sua Pedagoga Renata Vieira pelo trabalho desenvolvido e reconhecido pelo MEC!